No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A exposição itinerante “O Futuro é Amanhã”, um projeto dinamizado pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, recebeu mais de 7.000 alunos e mais de 500 professores das escolas da região naquele que foi o seu segundo ano de itinerância pelo território.
A CIM fez o balanço em comunicado, referindo que, ao todo e no último ano letivo, foram levadas a cabo ações que envolveram 402 turmas dos ensinos básico e secundário, 7.177 alunos e 555 professores, alertando-os para os efeitos das alterações climáticas “num ambiente descontraído e em contexto de fora de sala de aula”.
Desde o seu início, no ano letivo 2020/2021, a iniciativa já percorreu 22 agrupamentos de escolas nos 14 municípios da região Viseu Dão Lafões, “promovendo o conhecimento relativo às alterações climáticas junto de mais de 15.500 alunos e mais de 800 professores”.
A exposição esteve patente uma semana em cada escola e agrupamento “com o objetivo de sensibilizar as comunidades escolares para a temática das alterações climáticas”.
“A metodologia de apresentação associada à exposição teve por base o lançamento de questões e desafios simples, capazes de cativar a atenção e de estimular atitudes e comportamentos que atenuem os impactos negativos das alterações climáticas no território”, explicou a CIM.
A iniciativa decorre no âmbito do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e do Projeto de Promoção do Sucesso Educativo “Valoriza-te”. “Ano após ano, esta iniciativa tem vindo a conquistar os nossos alunos para uma temática que afeta diretamente o nosso quotidiano e o nosso território, que são as alterações climáticas”, afirmou o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho.
No próximo ano letivo, a exposição “O Futuro é Amanhã” irá continuar a sua itinerância.