Em Cambra, uma das freguesias mais antigas do concelho de Vouzela, há…
Neste episódio de A Comer é que a Gente se Entende aprenda…
Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A Quinta da Cruz, em Viseu, recebe na próxima semana mais uma edição do festival de práticas artísticas Educarte. O evento, que decorrerá de 20 a 24 de maio, promete uma semana dedicada à criatividade, arte e educação.
Segundo a Câmara de Viseu, que promove a iniciativa, esta pretende “fomentar o interesse pela arte, pela cultura e pelo ambiente desde a infância, reforçando os valores da inclusão, da criatividade e da cidadania ativa”.
O Educarte deverá contar com a participação de 981 crianças integradas em 47 turmas e grupos provenientes de jardins de infância, escolas básicas e instituições de apoio à infância e à deficiência do concelho como o Jardim de Infância e a Escola Básica de Vildemoinhos, a APPACDM, a APPDA, o Colégio da Imaculada Conceição, o Jardim de Infância de Farminhão e a Escola Básica João de Barros, entre muitas outras.
Com sessões durante o dia e oficinas orientadas por artistas, educadores e instituições culturais, os temas abordados incluirão a narração oral, a biodiversidade, a identidade, a ilustração científica, a música e a sustentabilidade. Entre as propostas estão atividades como “Trocador de Histórias”, “Palavra puxa Palavra”, “A Viagem de uma Semente”, “Livro Instantâneo”, “Uma questão de identidade”, “IluminAr-te” e “Museu Ambulante + eco.foto”.
O último dia do Educarte, que calha a um sábado, contará com atividades abertas ao público, a começar com oficinas criativas a partir das 10h30 (“Domo da Polinização”, “História de Argo”, “A Viagem de uma Semente”, “Mosaicos de Símbolos”, “Monotipia” e “Somos Todos Azuis”). Às 15h00, será inaugurada a exposição “Reminiscência Sensorial – Reencontro com a lã e o barro” de Samira Jamouchi. Já pelas 16h00, será apresentado o espetáculo de teatro de rua “Trio Partilhas”, da Quinta Oficina. O espetáculo junta palhaços músicos, mágicos e malabaristas.
Às 17h00, o guitarrista clássico David Rodríguez Iborra encerra o Educarte com o concerto “Viaje de Ida y Vuelta”, onde o artista propõe um percurso sonoro que cruza o repertório erudito com raízes populares que vão do Renascimento ao Nacionalismo Espanhol.
A participação nas oficinas e atividades do último dia do Educarte é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia que pode ser feita através do e-mail quintadacruz@cmviseu.pt ou do número 232 423 343.
A iniciativa é promovida pela Câmara de Viseu em parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. O programa completo pode ser consultado no site do município.