seguro
cheias mau tempo chuva
eleições votos voto Image 2025-05-18 at 135753-20
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
CVRDao_2
March-711-4
6
Home » Notícias » Cultura » Mais de 900 crianças dão asas à criatividade em mais uma edição do Educarte em Viseu

Mais de 900 crianças dão asas à criatividade em mais uma edição do Educarte em Viseu

Quinta da Cruz recebe 981 crianças para o festival de práticas artísticas que terá lugar na próxima semana

 Artes marciais: Associação de Kenpo de Viseu conquista 18 medalhas em campeonato regional
16.05.25
fotografia: Câmara de Viseu
partilhar
 Artes marciais: Associação de Kenpo de Viseu conquista 18 medalhas em campeonato regional
16.05.25
Fotografia: Câmara de Viseu
pub
 Mais de 900 crianças dão asas à criatividade em mais uma edição do Educarte em Viseu

A Quinta da Cruz, em Viseu, recebe na próxima semana mais uma edição do festival de práticas artísticas Educarte. O evento, que decorrerá de 20 a 24 de maio, promete uma semana dedicada à criatividade, arte e educação.

Segundo a Câmara de Viseu, que promove a iniciativa, esta pretende “fomentar o interesse pela arte, pela cultura e pelo ambiente desde a infância, reforçando os valores da inclusão, da criatividade e da cidadania ativa”.

O Educarte deverá contar com a participação de 981 crianças integradas em 47 turmas e grupos provenientes de jardins de infância, escolas básicas e instituições de apoio à infância e à deficiência do concelho como o Jardim de Infância e a Escola Básica de Vildemoinhos, a APPACDM, a APPDA, o Colégio da Imaculada Conceição, o Jardim de Infância de Farminhão e a Escola Básica João de Barros, entre muitas outras.

Com sessões durante o dia e oficinas orientadas por artistas, educadores e instituições culturais, os temas abordados incluirão a narração oral, a biodiversidade, a identidade, a ilustração científica, a música e a sustentabilidade. Entre as propostas estão atividades como “Trocador de Histórias”, “Palavra puxa Palavra”, “A Viagem de uma Semente”, “Livro Instantâneo”, “Uma questão de identidade”, “IluminAr-te” e “Museu Ambulante + eco.foto”.

O último dia do Educarte, que calha a um sábado, contará com atividades abertas ao público, a começar com oficinas criativas a partir das 10h30 (“Domo da Polinização”, “História de Argo”, “A Viagem de uma Semente”, “Mosaicos de Símbolos”, “Monotipia” e “Somos Todos Azuis”). Às 15h00, será inaugurada a exposição “Reminiscência Sensorial – Reencontro com a lã e o barro” de Samira Jamouchi. Já pelas 16h00, será apresentado o espetáculo de teatro de rua “Trio Partilhas”, da Quinta Oficina. O espetáculo junta palhaços músicos, mágicos e malabaristas.

Às 17h00, o guitarrista clássico David Rodríguez Iborra encerra o Educarte com o concerto “Viaje de Ida y Vuelta”, onde o artista propõe um percurso sonoro que cruza o repertório erudito com raízes populares que vão do Renascimento ao Nacionalismo Espanhol.

A participação nas oficinas e atividades do último dia do Educarte é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia que pode ser feita através do e-mail quintadacruz@cmviseu.pt ou do número 232 423 343.

A iniciativa é promovida pela Câmara de Viseu em parceria com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. O programa completo pode ser consultado no site do município.

pub
 Artes marciais: Associação de Kenpo de Viseu conquista 18 medalhas em campeonato regional

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Artes marciais: Associação de Kenpo de Viseu conquista 18 medalhas em campeonato regional

Notícias relacionadas

Procurar