No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara Municipal de Mangualde vai apoiar, pela primeira vez, os apicultores e apiários do concelho, anunciou o presidente do município que afirma “reconhecer a importância do setor para a economia local e para a preservação do ecossistema”.
De acordo com os registos de setembro de 2023, o concelho conta com 2.238 colónias de abelhas, responsáveis por várias toneladas de mel de qualidade superior, certificado e procurado em todo o país. No entanto, os produtores têm enfrentado dificuldades acrescidas, desde as exigências sanitárias até à ameaça da vespa velutina, que tem causado prejuízos significativos.
“Com esta medida, queremos aliviar os encargos financeiros dos produtores, garantir a continuidade da produção de mel de excelência e atrair novos empreendedores, sobretudo jovens”, explicou o presidente da Câmara, Marco Almeida.
O apoio será concedido em géneros, através da atribuição de alimentação para as abelhas. O valor corresponde a 7 euros por colónia para os apicultores com residência fiscal em Mangualde e a 5 euros para os restantes.
Segundo a autarquia, o objetivo passa também por estimular o desenvolvimento local, valorizar os produtos endógenos, fixar população jovem no território e reforçar a economia rural. “Trata-se de um investimento de baixo custo, face aos benefícios coletivos que irá gerar, desde a preservação da biodiversidade até à dinamização económica”, sublinhou Marco Almeida.
As candidaturas ao apoio estão abertas até ao final de setembro e devem ser formalizadas junto do Gabinete de Apoio ao Agricultor, no edifício dos Paços do Concelho.