Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Manuel Pinheiro, que desde 2022 era administrador da Global Wines (Quinta de Cabriz e Casa de Santar), foi hoje eleito presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, substituindo Arlindo Cunha.
Aos 59 anos, Manuel Pinheiro, que durante duas décadas esteve à frente da CVR dos Vinhos Verdes, candidatou-se numa lista única e irá agora cumprir um mandato de dois anos.
Em declarações à agência Lusa, o novo responsável da CVR do Dão apontou a necessidade de “ter uma estratégia ambiciosa de valorizar a região para o mercado”.
O desenvolvimento do enoturismo, para “transformar o Dão num verdadeiro destino enoturístico”, e da própria viticultura, “para que os agricultores vejam nas uvas verdadeiramente uma fonte de rendimento”, são eixos que também apontou como fundamentais.
“O Dão é uma região única no mundo e, portanto, precisa de respostas para as suas necessidades”, frisou.
Manuel Pinheiro exemplificou que “o Dão tem vinhos de grande qualidade e de grande valor” e, por isso, “não deve ser uma região que concorre com o preço, mas sim que se posiciona na gama média superior dos preços dos vinhos de Portugal”.
“O que queremos é trazer valor para a região, não procuramos o crescimento em quantidade”, justificou.
É nesse âmbito que surge a aposta no enoturismo, estando previsto “um plano de promoção no sentido de levar aos produtores e às adegas mais turistas, para que assim gerem logo valor através da venda direta”.
Assim que tomou posse, a nova direção da CVR do Dão reuniu com o presidente da Câmara de Viseu, João Azevedo, tendo sido abordado o lançamento da Cidade do Vinho do Dão, na antiga sede da CVR, avançou.
Os novos órgãos sociais serão apresentados no dia 23.