No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Bloco de Esquerda de Santa Comba Dão vai realizar no próximo sábado (6 de novembro) uma ação de limpeza simbólica das margens do Rio Dão na Estrada do Granjal. O partido pretende sensibilizar para que sejam evitados “atentados ambientais” junto ao curso de água.
O coordenador local do Bloco, Diego Garcia, diz que o principal objetivo passa por “alertar e sensibilizar a população, especialmente os mais jovens”, lembrando que o partido já fez outras ações do mesmo género em locais como a Escola Secundária da vila.
“Em todo o território, há pouca consciência porque, às vezes, mandamos o lixo para o chão sem sequer pensar no risco que corremos. A iniciativa serve para isso mesmo: alertar que existem caminhos que não sejam o de depositar lixo no chão”, explica.
Diego Garcia diz ainda que a zona do Granjal está repleta de lixo e que, por isso, o Bloco de Esquerda irá sensibilizar as autoridades para a necessidade de trabalhos de limpeza.
Já o presidente da Câmara de Santa Comba Dão, Leonel Gouveia, reconheceu o problema do lixo. “O município tem esta preocupação periódica, mas nem sempre consegue ser eficaz no sentido de responder com a rapidez necessária. Muitos utilizadores das margens da nossa albufeira não têm o devido cuidado”, admite.
O autarca dá como exemplo a atuação de pescadores “que deixam muito material espalhado pelo chão”. “Portanto, esta é uma questão de sensibilização que terá de ser feita junto dos utilizadores no sentido de evitar que as pessoas deixem lixo acumulado no chão e façam o que toda a gente faz, que é guardar numa embalagem e depositar no contentor”, acrescenta.
Leonel Gouveia diz que vê “com muito agrado” a ação do Bloco de Esquerda e lembra que já existem “movimentos de voluntários no sentido de sensibilizar para as questões ambientais”.
A Câmara de Santa Comba Dão tinha traçado como prioridade a instalação de contentores nos locais mais afetados ao longo das margens do rio Dão. A iniciativa do Bloco arranca às 10h00.