No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O mau tempo registado nas últimas horas causou no distrito de Viseu mais de meia centena de ocorrências, a grande maioria quedas de árvores.
Segundo informações do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu, entre as meia-noite e as 14h00 já foram contabilizadas 56 ocorrências, das quais 34 foram quedas de árvores. A chuva e o vento causaram ainda várias inundações de deslizamentos de terras.
O distrito de Viseu esteve durante a manhã sob aviso laranja devido ao mau tempo. O alerta meteorológico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, justificado pela previsão de “precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada”, desceu, entretanto, para o nível amarelo. Este aviso está ativo até às 15h00, voltando a ser acionado à meia-noite pelas mesmas razões.
Em todo o país, desde as 00h00 de hoje, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), registou 124 ocorrências, centralizadas nos distritos de Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo, tendo sido envolvidos 346 operacionais e 141 meios terrestres.
O comandante nacional, André Fernandes, explicou que a maioria das inundações foi provocada pela precipitação intensa e queda de árvores.
“Neste momento não há vias condicionadas ou cortadas devido a inundações. É expectável que durante a noite isso possa acontecer”, disse.