Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O Município de Tondela decidiu encerrar todas as escolas do concelho durante a tarde desta sexta-feira, 23 de janeiro, na sequência do alerta de mau tempo emitido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), devido à passagem da depressão Ingrid.
De acordo com o comunicado enviado pela autarquia, a previsão aponta para chuva, neve e vento forte na região. A rede de transportes escolares irá funcionar “segundo o horário habitual das quartas-feiras, após o período letivo da manhã”. A decisão foi tomada “em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil e os agrupamentos de escolas” e segue “as recomendações nacionais da ANEPC”, assentando “nos princípios da precaução e prevenção”.
O município refere que a medida visa “reduzir a exposição ao risco, sobretudo em contexto de deslocações rodoviárias e acesso às zonas mais elevadas do concelho”, e sublinha que “a segurança das nossas crianças, jovens e de toda a comunidade educativa é a nossa prioridade”.
Além do encerramento das escolas, foram canceladas as atividades do projeto Trilho, previstas para a tarde, e adiada a primeira sessão do projeto “Parentalidade em Movimento”, marcada para a noite de hoje. “A atividade, dedicada ao tema ‘O cérebro em desenvolvimento. Da infância à adolescência. Entender para educar’ será agendada para data oportuna”. Foi ainda adiada a peça de teatro “TNT – Tretas no Teia”, agendada para a noite de sábado, 24 de janeiro, na Casa do Povo do Guardão.
O comunicado refere também que “o Município de Tondela agradece a compreensão e colaboração da comunidade” e que “todos os agentes de Proteção Civil do concelho encontram-se em prevenção, garantindo total empenho na resposta às ocorrências”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito sob aviso vermelho até às 09h00 de sábado. “O alerta é justificado pela previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação da ordem de 20 a 30 cm acima dos 800 metros, podendo acumular até 5 cm acima de 600 metros de altitude e baixando temporariamente a cota para 400 metros na noite de 23 para 24”.
O IPMA avisa que “esta situação de queda de neve com acumulação e possível formação de gelo pode causar graves perturbações”, incluindo “encerramento de estradas, danos em estruturas ou árvores” e prejuízos nos abastecimentos locais. A ANEPC colocou “quase todo o território nacional em estado de prontidão especial de nível 3 até à noite deste sábado”.
A população foi alertada por SMS pela Proteção Civil, que indica que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados”. Entre as recomendações estão a condução defensiva, a redução da velocidade, a atenção à acumulação de neve e lençóis de água nas vias, a evitação de deslocações desnecessárias, sobretudo para zonas mais altas, e a adoção de medidas de prevenção nas habitações.
As autoridades apelam ao cumprimento das recomendações e à colaboração da população durante o período de mau tempo, enquanto se mantêm ativas as medidas de prevenção e resposta no concelho de Tondela.