Na encosta da Serra da Arada, no concelho de São Pedro do…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Sem planos para o fim de semana? Dê um salto até São…
O concelho de São Pedro do Sul recebe a 31 de maio as Rotas para a Sustentabilidade que organizam visitas a iniciativas que promovem práticas sustentáveis e cadeias curtas de abastecimento alimentar. O Mercado Municipal e a localidade de Covas do Monte, que está a ser transformada numa bioaldeia, são os locais escolhidos.
A iniciativa pretende juntar atores locais, nomeadamente decisores políticos, técnicos municipais, produtores agrícolas, representantes de associações locais e organizações não-governamentais, com o objetivo de “inspirar, partilhar aprendizagens e envolver os participantes em processos participativos que ajudem a identificar novas abordagens, estratégias e ideias para reforçar ou criar iniciativas alimentares sustentáveis”, explica a organização em comunicado.
As rotas são organizadas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com o Turismo de Portugal, no âmbito do projeto GrowLIFE. Antes de passar por São Pedro do Sul, a iniciativa chega antes a Coimbra no dia 30, com visitas a espaços que produzem e comercializam alimentos de forma sustentável como a Loja da Agrária, a Quinta de Agricultura Biológica Dona Rosa e a Quinta Keep Fresh.
Ao todo, estão previstas visitas a 17 concelhos de todo o país durante este ano. Os promotores das Rotas para a Sustentabilidade sublinham que cada visita “será uma oportunidade para fortalecer redes de colaboração, valorizar o território e promover uma visão integrada para a transição dos sistemas alimentares em Portugal”.
O projeto GrowLIFE, liderado pela Universidade de Lisboa, envolve produtores, decisores políticos, consumidores e profissionais da gastronomia com o objetivo de garantir “uma alimentação saudável e sustentável para todos, apoiar os meios de subsistência dos agricultores e proteger o ambiente, através de uma abordagem integrada que abrange a produção, distribuição e consumo”.
Além das Rotas para a Sustentabilidade, o GrowLIFE – cofinanciado pela União Europeia – promove visitas a produções agrícolas e dirigidas a agricultores, aulas de práticas alimentares sustentáveis para alunos das escolas de hotelaria e chefs profissionais, e dias abertos de produtores.