No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Vanessa Couto, a jovem de 23 anos que estava sem dar notícias há mais de uma semana, foi localizada pelas autoridades.
A jovem, natural de Torres Vedras mas residente em Povolide, no concelho de Viseu, estava desaparecida em Tomar onde desempenha funções militares no Estabelecimento Prisional Militar, onde deveria ter-se apresentado ao serviço no dia 1 de agosto.
A militar foi encontrada na rua, na noite desta quarta-feira (10 de agosto), e encaminhada para o hospital, confirmou ao Jornal do Centro fonte da PSP.
“Encontrámos a pessoa em apreço, que foi encaminhada para observação hospitalar por cautela. Já informamos a família e a instituição militar”, refere.
Vanessa Couto terá sido encontrada por um anónimo que reconheceu a jovem e contactou a mãe, Deolinda Lopes. A jovem estava sem documentação e, aparentemente, transtornada. “Ela não estava bem, chorava muito e dizia que queria vir para casa”, disse ao Jornal do Centro Deolinda Lopes, que não escondeu o alivio em saber o paradeiro da filha.
“Ela está internada e a ser acompanhada. Assim que for possível estarei com ela. Mas o mais importante é que o pior já passou”, disse.
A jovem não contactava a família desde 28 de julho e foi o Estabelecimento Prisional quem deu o alerta para a ausência da jovem. Os militares da GNR acabaram por se deslocar a casa de Deolinda Lopes, mãe de Vanessa, para perceber se esta estaria em Viseu, o que acabou por não se verificar.
Desde então, a mãe fez vários apelos nas redes sociais para quem ajudassem a localizar a filha. Ao Jornal do Centro, Deolinda Lopes disse que esta foi a segunda vez que a jovem desapareceu sem deixar rasto. “Ela teve há uns meses um surto psicótico, esteve internada, mas acabou por sair com a indicação de que estaria tudo bem. Nessa altura, também esteve incontactável durante alguns dias”, explicou.
Vanessa Couto estudou Desporto na Escola Profissional Mariana Seixas e enveredou pela carreira militar, fez o Juramento de Bandeira no Regimento de Infantaria 14 e foi depois para Tomar, onde desempenhava funções no Estabelecimento Prisional Militar.