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Ministro promete acelerar requalificação do IP3 e assume que Viseu merece comboio

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 Ministro promete acelerar requalificação do IP3 e assume que Viseu merece comboio - Jornal do Centro
14.02.23
fotografia: Jornal do Centro
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 Ministro promete acelerar requalificação do IP3 e assume que Viseu merece comboio - Jornal do Centro
14.02.23
Fotografia: Jornal do Centro
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 Ministro promete acelerar requalificação do IP3 e assume que Viseu merece comboio - Jornal do Centro

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, comprometeu-se a desenvolver esforços para acelerar a requalificação do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, e acredita que em 2024 as máquinas vão estar no terreno.
Em Viseu, onde esteve presente na cerimónia de assinatura do auto de consignação da requalificação da EN229, o governante deixou a promessa de que tudo fará ao seu alcance para “em articulação com a Infraestruturas de Portugal, acelerarmos o desenrolar desta obra e termos o lançamento da empreitada entre o segundo e o terceiro trimestre de 2023, e máquinas no terreno em 2024”.

“Sabemos bem da relevância desta estrada que atravessa seis concelhos (Coimbra, Penacova, Mortágua, Santa Comba Dão, Tondela e Viseu), pertencentes aos distritos de Coimbra e Viseu, e que tem impacto na área de duas Comunidades Intermunicipais”, disse.

João Galamba admitiu que as obras estão atrasadas, mas que tem “acompanhado de perto o empenho da Infraestruturas de Portugal para dar sequência às solicitações das diferentes entidades e também a articulação que tem sido feita com a Agência Portuguesa do Ambiente.

“O projeto do IP3 tem sofrido alguns atrasos face ao planeado, não só pelas restrições impostas pelo período de pandemia, mas também devido à dimensão e complexidade do projeto, e ao atraso no processo de Avaliação de Impacte Ambiental”, justificou.

Antes, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, tinha já aproveitado o seu discurso durante o auto de consignação para falar do IP3, mas da sua duplicação em perfil de autoestrada como tem vindo a reivindicar. O autarca social-democrata disse, até, que o Governo tem justificações para o fazer.

“Senhor ministro, pedia-lhe encarecidamente que levem a Bruxelas a possibilidade de financiar o IP3 e torná-lo numa autoestrada”, disse Fernando Ruas, que recordou que numa recente deslocação a Bruxelas, percebeu que, “se houvesse justificação (…) para haver a obra, ela poderia ser financiada”.

Por isso, Fernando Ruas disse esperar que o Governo português leve à Direção Geral de Política Regional (DG Regio) da Comissão Europeia “a possibilidade de financiar esta estrada com perfil de autoestrada”, até porque, sustentou, disse ter “muitas esperanças” numa recente declaração que ouviu de João Galamba.

“O senhor ministro acabou de afirmar, com a senhora ministra (da Coesão) Ana Abrunhosa, que o IC (Itinerário Complementar) 31, que liga a (autoestrada) A23 à fronteira espanhola, vai ter perfil de autoestrada. Ninguém daqui perdoaria o Governo se não fizesse a mesma coisa em relação ao IP3. Ninguém perdoaria”, reforçou.
O autarca social-democrata aproveitou ainda a presença do ministro das Infraestruturas para lhe deixar a promessa de que Viseu não vai ficar afastado do plano ferroviário, mesmo que ele já não esteja cá para ver o comboio.

“Gostaria que o senhor ministro deixasse aqui esse compromisso de que a ferrovia, quando vier, é mesmo por aqui, até para cumprir o desígnio do Governo, que nos prometeu, há muito tempo, que cada capital de distrito seria servida por via férrea”, lembrou, pedindo que isto não seja alterado com a posição da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIMTTM) que também reclama uma ligação à alta velocidade espanhola na proposta de Plano Nacional Ferroviário Nacional.

Um pedido que João Galamba deixou satisfeito: “Tendo por base o desígnio de levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, o comboio tem mesmo de regressar a Viseu. Portugal precisa e o distrito de Viseu merece”, respondeu-lhe o governante.
O Plano Ferroviário Nacional está em consulta pública até ao final do mês e prevê a construção de uma nova ligação ferroviária entre o litoral e o interior Centro, no eixo Aveiro – Viseu – Guarda – Vilar Formoso.

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