No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social encontram no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) da Santa Casa de Misericórdia de Lamego a resposta e o apoio necessário à situação de emergência social em que se encontram. O serviço de atendimento e acompanhamento de pessoas vulneráveis e mais frágeis do concelho tem sido assegurado por esta instituição ao longo dos últimos anos.
A funcionar na Rua do Teatro, a sua equipa técnica já ultrapassou a fasquia dos 4870 atendimentos, junto de idosos, desempregados e pessoas com insuficiência de rendimentos e em situação de carência económica.
Para o provedor da Misericórdia de Lamego, António Carreira “trata-se de um serviço de proximidade que tem impacto muito positivo na vida de muitas famílias do nosso concelho. Ele promove efetivamente a melhoria das suas condições de vida e facilita a inclusão social dos mais desfavorecidos. Esta Santa Casa tudo fará para que continue a prestar um serviço de excelência”.
Criado em agosto de 2016, assumiu desde logo, algumas das competências que antes faziam parte das respostas asseguradas pela Segurança Social. Com estas alterações e reajustamentos às novas realidades das populações socialmente mais frágeis, o SAAS já se afirmou como um projeto inovador e imprimiu uma mudança positiva na área da intervenção social.
Atualmente, este serviço recebe e tenta responder de forma ajustada a um leque muito variado de pedidos de ajuda, ao disponibilizar: equipamentos, acesso a cuidados de saúde, alimentação, habitação digna e informação diversa sobre benefícios e respostas sociais dirigidas a idosos.
Segundo a Misericórdia de Lamego, também têm sido solicitados auxílios económicos para suportar despesas urgentes relacionadas com a saúde e com o sobre-endividamento.
A intervenção técnica do SAAS está a ser assegurada por uma equipa multidisciplinar da qual fazem parte, uma coordenadora e duas técnicas que prestam apoio personalizado. Trabalha todos os dias rede, com outras instituições públicas e IPSS’s do concelho, e em colaboração permanente com o Centro Distrital de Segurança Social de Viseu, nos domínios das responsabilidades de organização e monitorização.
A direção da Santa Casa de Misericórdia de Lamego garante que o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social tem por objetivo fundamental, prestar uma intervenção articulada e integrada de diversas entidades com responsabilidade no desenvolvimento da ação social. Ao assumir tarefas nesta área, promove uma intervenção de primeira linha e a resolução de problemas sociais em situações críticas, ou de emergência social. Podem recorrer a este modelo de resposta social todos os residentes no concelho.