No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego celebrou novos acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social, que permitem aumentar a capacidade do seu Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para cem utentes, dos quais 85 serão comparticipados, anunciou a instituição.
Em simultâneo, a instituição alargou a sua oferta de serviços à população sénior com a criação de um Centro de Dia, com capacidade para acolher 60 utentes.
Situado provisoriamente em instalações municipais na Avenida Padre Alfredo Pinto Teixeira, em frente à Igreja da Graça, o novo equipamento social presta um conjunto de serviços estruturados de apoio aos idosos e doentes crónicos, promovendo a manutenção no meio familiar, o combate ao isolamento e a valorização da dignidade e bem-estar dos utentes.
Através de um novo acordo celebrado com a Segurança Social, a Misericórdia de Lamego assegura ainda a comparticipação financeira das mensalidades de 35 utentes deste Centro de Dia.
O provedor da instituição, António Carreira, sublinha a importância destes avanços. “Este é um momento histórico para a Misericórdia de Lamego, porque estamos a reforçar ainda mais a nossa posição no seio do setor social e solidário da região”.
Para o dirigente, o SAD “já é uma referência na prestação de cuidados e serviços ao domicílio e, a partir de agora, vai poder chegar a mais pessoas. Acreditamos que esta valência continuará a crescer no futuro”,
Sobre o novo Centro de Dia, o responsável explica que se trata de uma resposta necessária e estratégica.
“É uma resposta ao envelhecimento que não tínhamos, mas que aceitámos na sequência de um desafio colocado pelo Estado, após a liquidação da antiga APITIL. Acredito que será um importante pilar da instituição e um instrumento de inclusão social”, referiu António Carreira.
Para garantir a melhoria da qualidade e eficácia dos serviços prestados, a Misericórdia de Lamego procedeu à contratação de novos profissionais qualificados, reforçando as equipas que asseguram estas valências sociais.