No coração de Viseu, a porta 55 da Praça D. Duarte abre-se…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Junho é o mês das festas populares e Moimenta da Beira “prepara-se para viver dias intensos” com os festejos do São João. Arrancam esta sexta-feira, 13 de junho, e prolongam-se até ao próximo dia 24, com um programa que a autarquia diz “recheado de música, tradição e alegria”.
A Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em comunicado de imprensa, conta que o evento organizado pela Paróquia de São João Baptista tem um “programa diversificado que promete atrair milhares de visitantes à vila”.
As celebrações do São João arrancam com o Torneio de Futsal promovido pelo Núcleo Desportivo e Cultural da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moimenta, no Pavilhão Municipal, de 13 a 15 de junho.
A inauguração oficial da iluminação festiva acontece este sábado, 14 de junho, pelas 21h30, junto à Câmara.
No dia 19 de junho, quinta-feira, “a música começa a tomar conta das ruas” com a Estudantina Académica de Lamego (21h30), seguida da Orquestra CemNotas com Concertinas (22h15).
A sexta-feira, 20 de junho, conta com os concertos de abertura de Ana Trindade e Guilherme Nunes (21h00), seguindo-se o espetáculo de Marisa Liz pelas 22h30. Na mesma noite atuam os DJs Rich & Mendes (00h15) e o DJ Ricky Nunes.
A 21 de junho (sábado) as Marchas Populares saem à rua a partir dos Bombeiros Voluntários e participam localidades como Caria, Alvite, Arcozelos, Leomil e Vila da Rua. Já a “animação noturna” começa com o espetáculo Turb’Ó Baile (dupla de produtores de “Revenge os the 90’s”) e DZ Ruuze.
O dia de domingo é dedicado às freguesias, com atuações do Grupo de Cantares da Câmara de Moimenta da Beira, do Grupo da UNISE (grupo de cavaquinhos da Universidade Senior), Bombarcas e banda Time a encerrar a noite.
O penúltimo dia (23 de junho) conta com o “grande Arraial de São João”, com a banda Inseparáveis (21h00), seguida por Delfim Júnior e Ymperio Show (22h15). Para a meia noite está agendado “um grande espetáculo de fogo de artifício”, seguido de mais música com a banda Inseparáveis.
O dia 24 de junho (Dia de São João), feriado municipal, assinala o fim das festividades no município. O dia começa com a Arruada pela Banda Quinta do Picado, seguida da Missa Solene e da Majestosa Procissão em Honra de São João. Os Cordas Soltas são quem encerra a festa.
A autarquia de Moimenta da Beira promete que esta edição do São João será “uma das mais animadas dos últimos anos, com um programa pensado para todas as idades e gostos, celebrando a cultura popular, a religiosidade e a música num ambiente de grande confraternização”.