5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Moimenta da Beira precisa de “um grande reservatório de água”, diz autarca

Moimenta da Beira precisa de “um grande reservatório de água”, diz autarca

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
21.09.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
21.09.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Moimenta da Beira precisa de “um grande reservatório de água”, diz autarca

O presidente da Câmara de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, quer urgência na concretização dos projetos de barragens de regadio previstos para a região. O repto foi deixado na visita que nove eurodeputados do Parlamento Europeu fizeram nesta terça-feira (20 de setembro) a duas empresas da fileira da maçã do concelho.

A comitiva da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural visitou a Cooperativa Agrícola da Távora e a Desfruta no concelho, no âmbito da missão que, até esta quarta-feira (dia 21), visita o Norte do país.

A delegação é chefiada pelo eurodeputado Norbert Lins (Alemanha) e tem reunido com a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e com produtores de vinho, frutas, produtos hortícolas e lacticínios para discutir a organização dos mercados, a produção biológica, o desenvolvimento rural e a agricultura de pequena escala.

Dentro da comitiva de eurodeputados, estão os portugueses Álvaro Amaro e Isabel Carvalhais. Em Moimenta da Beira, o presidente da Câmara, Paulo Figueiredo (PS), aproveitou a visita para falar da “importância vital” das duas barragens de regadio projetadas para a região: a da Boavista (cujo projeto já foi aprovado, mas ainda não foi construída) e a da Nave (cujo projeto foi chumbado).

“A maçã é o petróleo da nossa região, e com o potencial que temos, enquadrados numa região que representa mais de 35% da produção do país, é efetivamente um problema nós não termos nenhuma barragem de regadio”, alertou o autarca que fez comparações para justificar a construção das duas albufeiras em Moimenta da Beira que, segundo as contas do próprio, representariam um investimento de 20 milhões de euros.

“França e Itália conseguem produzir de 80 a 100 toneladas por hectare, aqui na nossa região é muito difícil chegarmos às 50. Sem as barragens dificilmente conseguimos ter aqui um valor acrescentado na produção por hectare, porque efetivamente nós não temos água e os nossos pomares não dão rentabilidade, como por exemplo aqui ao lado em Espanha, na zona de Lérida, que produz entre 80 e 90 toneladas por hectare”, exemplificou Paulo Figueiredo que classificou esta situação como um “grande dilema”.

O autarca de Moimenta da Beira referiu que a autarquia tem dialogado com o Ministério da Agricultura a propósito deste dossiê e pediu o “empenho” dos eurodeputados para ajudar na matéria.

“Estamos a falar de um investimento de cerca de 20 milhões de euros. Não há nada de tão transcendente quanto isso, já que o Estado português e a União Europeia gastaram já muito mais em comparticipações para construção de charcas, furos, poços e não temos o problema resolvido. Falta-nos aqui um grande reservatório de água para minimizarmos este problema”, afirmou.

A comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural que veio de Bruxelas também integra eurodeputados de Itália, Bulgária, Bélgica, Dinamarca, República Checa e Espanha.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar