No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A autarquia de Moimenta da Beira anunciou a adopção de novas medidas para incentivar a natalidade no concelho.
O município vai dar cheques-prenda, no valor de 1.500 euros, por cada nascimento ou adoção e também vouchers de 2.500 euros para apoiar nas despesas com creche, consultas, medicação, higiene, puericultura, alimentação, vestuário e calçado, desde que sejam feitas dentro do concelho.
O executivo presidido pelo socialista Paulo Figueiredo aponta para “uma nova política social de incentivo ao crescimento e à dinâmica demográfica” no concelho e que quer fomentar a qualidade de vida da população de Moimenta da Beira.
As medidas foram anunciadas durante a palestra “Amamentação, uma responsabilidade de todos”, no Auditório Municipal Padre Bento da Guia. O regulamento de incentivos à natalidade já foi aprovado pela Assembleia Municipal na última sexta-feira (30 de setembro).
“É o contributo que o Município quer dar, e para nós é também um investimento apostar nas pessoas. Elas são, efetivamente, o maior ativo da nossa sociedade, e são elas, de facto, que irão proporcionar vida futura”, explicou o autarca Paulo Figueiredo que, na palestra, se mostrou “muito preocupado” com a diminuição dos nascimentos registados no concelho ao longo dos últimos 26 anos.
“A nossa sociedade está cada vez mais envelhecida e cada vez temos menos nascimentos. Em 2021 nasceram no concelho 68 crianças, numa população de 10 mil pessoas. Em permilagem dá 6,8, metade da registada em 1995, cujo valor andava nos 12 a 13. Temos aqui um decréscimo enormíssimo. Todos nós sabemos o que já está investido no concelho, seja ao nível da saúde, seja ao nível da educação, seja a outros níveis. As nossas escolas precisam de mais alunos, a nossa sociedade precisa de mais gente e nós podemos ter no concelho de Moimenta da Beira mais nascimentos, mais crianças porque elas são efetivamente a base da nossa alegria”, disse.
O apoio à natalidade e à adoção será destinado às crianças nascidas ou adotadas a partir de 1 de janeiro, sendo atribuído às famílias naturais do concelho e que estejam recenseadas nos seis meses anteriores.
Os candidatos devem manter-se recenseados em Moimenta da Beira durante 10 anos consecutivos e o apoio será concedido até ao terceiro filho.
As candidaturas podem ser feitas no Balcão Único após a publicação do diploma em Diário da República, prevista para a próxima terça-feira (11 de outubro).