No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Monte da Senhora do Castelo, em Mangualde, vai deixar de ter ermitão, uma profissão com várias décadas de existência e que tem tido o propósito de preservar a ermida e a zona envolvente. A decisão foi tomada pela Santa Casa da Misericórdia local, que irá extinguir o cargo no último dia deste mês de janeiro.
Segundo a notícia avançada pelo Dão Digital, a Misericórdia de Mangualde justifica o fim dos serviços do ermitão por considerar que o trabalho do funcionário já não se adequa às necessidades.
A instituição acrescenta que o ermitão já é idoso e já não cumpre a 100 por cento os compromissos diários, nomeadamente a abertura das portas da ermida da Senhora do Castelo. Além disso, houve várias queixas de visitantes que pretendiam visitar a igreja e se depararam com a mesma de portas fechadas.
Depois da saída do ermitão, o espaço religioso vai passar a ter videovigilância. Segundo a Santa Casa de Mangualde, trata-se também de uma medida de gestão financeira, uma vez que está a ser pago um salário sem o retorno pretendido.
Com a extinção do cargo de ermitão, o funcionário também vai deixar a casa de função onde vivia, localizada ao lado da ermida da Senhora do Castelo.