No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Morreu António Luís Correia, o candidato da CDU à Câmara de Carregal do Sal nas últimas autárquicas de setembro do ano passado.
A informação foi avançada esta segunda-feira (10 de janeiro) em comunicado pela direção da Organização Regional de Viseu do PCP, que lamentou “com profunda tristeza” o seu falecimento e apresentou condolências à família.
Professor aposentado, tinha 75 anos e era natural da freguesia de Oliveira do Conde. Vivia até agora na cidade do Porto, onde deu aulas.
Na nota, o PCP Viseu diz que António Luís Correia foi “participante direto no 25 de abril de 1974”, tendo abraçado “a causa da revolução e a da construção de uma sociedade sem explorados nem exploradores, aderindo ao PCP e trabalhando a tempo inteiro, como pioneiro na implantação da democracia e da liberdade, no concelho do Carregal do Sal e na região, atividade que lhe valeu perseguições políticas”.
Foi candidato às primeiras eleições livres nas listas do PCP por Viseu à Assembleia Constituinte de 1975 e foi sucessivamente candidato desde 1976, pela FEPU, APU e CDU, aos órgãos autárquicos do concelho de Carregal do Sal, tendo sido eleito em vários mandatos. Nas autárquicas de 26 de setembro último, encabeçou a lista da CDU à Câmara Municipal.
O PCP descreve-o também como um “desportista e homem de cultura”, tendo integrado a primeira equipa de futebol júnior do Carregal do Sal e sido sócio fundador da associação ARCO, de Oliveirinha, além de dinamizador da cultura popular local.
António Luís Correia integrou ainda os movimentos contra o encerramento das escolas, contra a cobrança das portagens na A24 e na A25 e pelos direitos dos ex-mineiros de urânio de Urgeiriça e liderou o movimento “que se opôs à privatização da água pública e à sua entrega” às Águas do Planalto na região.
O funeral estava agendado para as 14h00 de hoje na Igreja Matriz de Oliveira do Conde.