Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Câmara Municipal de Mortágua está a dinamizar, até meados de agosto, três programas ocupacionais de verão que envolvem mais de 400 crianças e jovens entre os 6 e os 19 anos. As iniciativas incluem as “Férias Ativas”, o programa “JEF – Jovens Estudantes em Férias” e a participação na “Universidade Júnior”.
Segundo nota enviada à comunicação social, o objetivo é proporcionar “umas férias diferentes e uma experiência de valorização pessoal”. Entre as atividades, destaca-se o combate à “exposição excessiva às tecnologias e os hábitos de sedentarismo”, através da promoção de “um estilo de vida mais dinâmico e equilibrado”.
O programa “Férias Ativas” decorre desde dia 30 de junho e até 25 de julho, e dirige-se a crianças e jovens dos 6 aos 14 anos. Pretende proporcionar “atividades desportivas, culturais e pedagógicas que promovem o seu desenvolvimento integral, influenciando positivamente os valores, atitudes e comportamentos que os acompanharão ao longo da vida”.
As atividades incluem desporto ao ar livre, canoagem na Albufeira da Aguieira e o “Dia do Mar”, que decorre este ano na praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, com “batismo de surf”.
Além do exercício físico, são promovidas dimensões como “a cidadania, o civismo, o respeito pela diversidade, a solidariedade, a sustentabilidade, o vínculo com o território, respeito pela natureza e a preservação do Ambiente”.
Segundo o município, “todas as atividades são permanentemente acompanhadas e monitorizadas por Técnicos do Município e outros colaboradores, assegurando um ambiente de segurança e tranquilidade”.
O programa contempla ainda ações de sensibilização para a inclusão, com atividades como a prática partilhada de Boccia com os utentes do CACI da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, e um “dia da Música e Inclusão”, com atuação musical de utentes da ARCIL – Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã.
O conhecimento do território e das tradições locais também faz parte do plano, com visitas a um lagar de varas em Vale de Mouro e a um forno comunitário na aldeia da Marmeleira, onde os participantes vão poder acompanhar o processo manual de fabrico do pão.
O Ambiente e a Sustentabilidade são outros dos eixos trabalhados, com uma ação dedicada aos “3 R’s” – Reduzir, Reutilizar e Reciclar – dinamizada em colaboração com a Associação de Municípios do Planalto Beirão.
De acordo com a autarquia, “através de diversas atividades, o programa fomenta competências essenciais, como a autoestima, a criatividade, a disciplina, a convivência saudável, o respeito pelo próximo, a organização pessoal, bem como o contacto direto e o apreço pela natureza”.
O município salienta que “para os pais, o programa FÉRIAS ATIVAS representa uma alternativa segura e de qualidade para a ocupação dos filhos durante as férias escolares, permitindo integrá-los num projeto com alto valor pedagógico e formativo”.