5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Mortágua cria espaço para população se resguardar do calor

Mortágua cria espaço para população se resguardar do calor

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
13.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mortágua cria espaço para população se resguardar do calor

A Câmara de Mortágua já criou um centro climatizado para que as pessoas do concelho possam fugir ao calor que se assola nesta altura. Isto acontece numa altura em que o concelho é um dos mais quentes do distrito. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, são esperados 41 graus de máxima para esta quarta-feira.

O vice-presidente da autarquia e vereador da Proteção Civil, Luís Filipe Rodrigues, diz ao Jornal do Centro que o local está agora instalado no Centro Educativo da vila.

“É uma zona climatizada para caso algum munícipe, seja idoso ou não, tenha a necessidade de se deslocar para um local mais fresco. Temos o nosso Centro Educativo que, neste momento, não tem aulas, mas tem ainda funcionários, segurança e cozinha inclusive. E está acionado ali, a partir de hoje, o local”, explica.

Segundo o vereador, para já, o centro está aberto “apenas durante o dia”. “Se houver necessidade, poderemos reforçar, mas, neste momento, é apenas durante o dia e é o que está previsto para já”, garante.

O vice-presidente da Câmara de Mortágua refere ainda que também a Biblioteca Municipal pode ser usada pelas pessoas para se refrescarem.

Além disso, a Câmara Municipal também está a contactar os idosos no sentido de os ajudar, caso seja necessário. Num concelho onde a população é bastante envelhecida e há “centenas de idosos espalhados por todo o território”, os serviços sociais da autarquia estão a contactar “os idosos que estão referenciados na nossa base de dados para perceber as suas condições de conforto em casa e ver se há alguma necessidade”, explica Luís Filipe Rodrigues.

“Já fizemos algumas largas centenas de telefonemas. Referenciados, estão mais de 600 idosos que serão contactados e acompanhados nestes dias de muito calor”, acrescenta.

Entretanto, em Viseu, os centros comerciais Forum Viseu e Palácio do Gelo estão também a organizar-se para arranjar espaços para receber pessoas devido às recomendações das autoridades. A cidade tem hoje máximas previstas de 36 graus.

A Proteção Civil recomenda às pessoas que fujam do calor e procurem espaços mais frescos, como igrejas e centros comerciais. No Hospital de Viseu, não está a registar-se mais afluência devido ao calor.

O distrito mantém-se em alerta vermelho por causa das temperaturas elevadas até às 21h00 de quinta-feira (14 de julho). Depois, o aviso desce para laranja.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar