policia-judiciaria
capicua
DSC05814
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
autarquicas 2025
autárquicas 25
psd
cruzeiro-rio-douro-novo-3
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Mosaico em Viseu estreia hoje com dez concertos gratuitos

Mosaico em Viseu estreia hoje com dez concertos gratuitos

Primeira edição do festival arranca ao som de nomes como Ricardo Ribeiro, Soraia Tavares, Expresso Transatlântico e Jovem Dionísio

 Mosaico em Viseu estreia hoje com dez concertos gratuitos - Jornal do Centro
10.07.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Mosaico em Viseu estreia hoje com dez concertos gratuitos - Jornal do Centro
10.07.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mosaico em Viseu estreia hoje com dez concertos gratuitos - Jornal do Centro

A primeira edição do Festival Mosaico arranca hoje, quinta-feira, 10 de julho, no centro histórico de Viseu. O evento prolonga-se até sábado, dia 12, e propõe um programa musical gratuito e ao ar livre, com um total de 30 concertos distribuídos por cinco palcos localizados em locais emblemáticos da cidade. 

De acordo com a organização, “a estrutura do MOSAICO assenta num programa com propostas musicais transversais e contemporâneas, que promovem o diálogo entre diferentes linguagens musicais”. 

O festival “assume ser uma proposta de programação descentralizada, com o objetivo claro de promover a diversidade artística e a valorização do centro da cidade enquanto espaço de encontro e inspiração cultural”. 

O tema desta primeira edição é “O Caminho da Felicidade” e cada palco “convida à descoberta de diferentes atmosferas sonoras, ativando circuitos pedonais entre ruas, largos e praças do centro urbano de Viseu”.

Esta quinta-feira, o festival estreia-se com dez concertos em cinco palcos: Palco da Praça, Palco do Mercado, Palco do Adro, Palco da Igreja e Palco do Largo. 

O primeiro espetáculo da noite está marcado para as 19h45, na Praça D. Duarte, com o duo Miss Universo. Às 20h15, Bianca Barros atua no Palco do Mercado, situado no Mercado 2 de Maio. 

Às 20h30, no palco dedicado a artistas de Viseu, instalado na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, sobe ao palco O Pouca Roupa. Quinze minutos depois, às 20h45, o fadista Ricardo Ribeiro apresenta-se no Palco do Adro, no Adro da Sé. 

Às 21h15, Davi Santiago, outro artista viseense, dá continuidade à programação no Palco da Igreja, seguido por O Marta às 22h00. Ainda esta noite, às 21h45, os Bateu Matou atuam na Praça D. Duarte. 

A partir das 22h15, Soraia Tavares canta no Mercado 2 de Maio. A noite encerra com dois concertos simultâneos às 22h45: Expresso Transatlântico no Largo de Santa Cristina e Jovem Dionísio no Adro da Sé.

A noite de abertura do Festival Mosaico é marcada, segundo a organização, “por sonoridades que oscilam entre a música urbana, a eletrónica e o fado contemporâneo”. 

Miss Universo, projeto de Afonso Branco e André Ivo, apresenta o álbum de estreia Manifesto do Jovem Moderno, considerado uma das revelações de 2024. Bateu Matou, grupo formado por Ivo Costa, Quim Albergaria e Riot, é conhecido pela fusão de percussão e eletrónica, tendo criado o hino oficial da Liga Portugal, “Não Pára”.

No Palco do Mercado, Bianca Barros, semifinalista do The Voice Portugal, alia talento vocal à formação em canto lírico, pop e piano. Soraia Tavares, que interpretou a Pequena Sereia na versão portuguesa do filme da Disney, leva o álbum de estreia A Culpa é da Lua, com influências do pop, kizomba e da sua herança portuguesa e cabo-verdiana.

O fado chega pela voz de Ricardo Ribeiro, conhecido internacionalmente e com um repertório que cruza tradição, raízes alentejanas e influências árabes e sefarditas. O encerramento no Adro da Sé cabe aos brasileiros Jovem Dionísio, banda formada em Curitiba e conhecida por temas como “Pontos de Exclamação” e o êxito viral “Acorda Pedrinho”.

O Palco da Igreja destaca nomes locais. O Pouca Roupa, projeto do viseense Pedro Barbosa, apresenta uma proposta poética e energética com temas como “Portugal” e “Lado Comum”. Davi Santiago, residente em Viseu, canta sobre emoções e relações com voz e guitarra. O Marta, com sonoridade entre o folclore português e a música eletrónica, leva o mais recente álbum Casta Brava, lançado em 2024.

No Largo de Santa Cristina, os Expresso Transatlântico encerram o primeiro dia com o seu projeto instrumental e rítmico que mistura tradição portuguesa com influências globais.

O Festival Mosaico continua nos dias 11 e 12 de julho com mais vinte concertos a acontecer nos mesmos cinco palcos. Os espetáculos decorrem entre as 19h45 e as 00h00 e têm entrada livre.

pub
 Mosaico em Viseu estreia hoje com dez concertos gratuitos - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Mosaico em Viseu estreia hoje com dez concertos gratuitos - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar