Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Mosteiro da Ordem do Santo Sepulcro, localizado na freguesia de Trancozelos, concelho de Penalva do Castelo, foi oficialmente inaugurado este mês de julho, depois de inicialmente estar prevista a sua inauguração para maio. A inauguração foi divulgada pelo município e apresentada publicamente este sábado, dia 12 de julho.
Em março, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o presidente da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, Francisco Carvalho, tinha anunciado que a inauguração do mosteiro deveria ocorrer em maio. No entanto, os trabalhos de requalificação foram prolongados devido a achados arqueológicos identificados durante a intervenção, conforme explicou o autarca na altura.
Segundo Francisco Carvalho, as obras resultaram de uma candidatura a fundos comunitários, que permitiu avançar com a recuperação do edifício, propriedade de um privado. Durante o processo, a intervenção arqueológica obrigou a um atraso na execução da obra, dado o número de achados que exigiram análise especializada.
Com a conclusão das obras, o município pretende dinamizar o património local, tendo anunciado a criação de uma rota dedicada à época medieval. Esta rota inclui monumentos e locais históricos da região, como a ponte próxima do mosteiro, que também já foi alvo de requalificação.
O Mosteiro da Ordem do Santo Sepulcro, também conhecido como Mosteiro das Águas Santas, foi o primeiro mosteiro construído em Portugal por esta ordem de cavalaria. A sua edificação remonta à iniciativa de D. Teresa, mulher do Conde D. Henrique. Desde 2013, encontra-se classificado como Monumento de Interesse Público.