resende
IP3
câmara resende
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Mozart, Chopin e Luisa Tender no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

Mozart, Chopin e Luisa Tender no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
09.04.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
09.04.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Mozart, Chopin e Luisa Tender no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

O Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu entrou na segunda semana e até 20 de abril ainda há dezenas de concertos para ver. Destaque para o concerto de piano de Luísa Tender em que o público terá a oportunidade de desfrutar de uma seleção de obras que destacam a sua profunda musicalidade e técnica requintada. O programa abre com a “Sonata KV 333 em Si Bemol Maior” de Mozart, seguindo-se as quatro baladas de Frédéric Chopin.

Luísa Tender, natural do Porto e com uma formação musical que atravessa diversos países, é reconhecida pela sua habilidade em dar vida a um repertório variado. O seu percurso é marcado por gravações elogiadas pela crítica especializada e contribuições significativas à musicologia, evidenciando não apenas a sua virtuosidade como pianista, mas também o seu compromisso com a pesquisa e educação musical.

O concerto está marcado para o Museu Nacional Grão Vasco, espaço que recebe, no dia seguinte (12 de abril) o Síntese – Grupo de Música Contemporânea. Desde a sua fundação, o grupo já fez a estreia absoluta de 56 obras, na sua maioria resultado de encomendas a compositores portugueses ou radicados em Portugal de diferentes gerações e visões estéticas, tais como João Pedro Oliveira, Cândido Lima, Sérgio Azevedo, António Pinho Vargas, Pedro Amaral, Eduardo Luís Patriarca, Christopher Bochmann, Amílcar Vasques Dias, José Carlos Sousa, Jaime Reis, Paulo Vaz de Carvalho, Anne Victorino de Almeida, Fernando Lapa, António Chagas Rosa, Ângela Lopes, Ana Seara, Rúben Borges, Vasco Mendonça, Sara Carvalho, Nuno Côrte-Real, Tiago Derriça, Carlos Marecos ou Ângela da Ponte, entre outros. O Síntese estreou também a peça “Itinerario” do compositor espanhol Jesús Torres, uma encomenda da Sociedad Filarmónica de Badajoz no âmbito do XII Ciclo de Música Actual daquela cidade.  Desde 2007 tem organizado o festival homónimo “Síntese”.

Nas suas dezassete edições este festival contou com nomes relevantes da cena musical contemporânea nacional e internacional, para além de um conjunto de atividades de natureza pedagógica e de enquadramento no meio social em que se realiza. Entre as atividades pioneiras do Síntese – GMC destaca-se a realização do projeto de criação em contexto comunitário rural “Vanguarda na Aldeia” e o Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea.
Mas já para esta terça-feira, o palco também do Museu é dado ao trio composto por solda Crespi Rubio, Joana Correia e Nuno Meira. O programa selecionado inclui obras que misturam Mozart e a “Sonata para violino e piano KV 301 em Sol Maior”, com a paixão de Astor Piazzolla em “Escualo”, passando por peças de Ottorino Respighi, Gabriel Fauré, Vladimir Tsybin e Nino Rota, este último apresentando um desafiante Trio para flauta, violino e piano que promete ser um ponto alto do concerto.

O festival encerrará no dia 20 com uma das obras-primas de Gustav Mahler, a Sinfonia n.º 2, “Ressurreição”, interpretada pela Orquestra Filarmónica Portuguesa, os coros Polifónico da Lapa e Sinfónico Lisboa Cantat, e com a soprano Bárbara Barradas e a meio-soprano Patrícia Quinta, como solistas.

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar