linda_martini_PAULO SEGUADAES
nuno poureiro
protocolo
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Desporto » Multiplicam-se mensagens de apoio a jovem jogador do Penalva do Castelo

Multiplicam-se mensagens de apoio a jovem jogador do Penalva do Castelo

Jovem, que continua internado, caiu inanimado enquanto assistia a um jogo de veteranos. Bombeiro e agente da PSP prestaram primeiros socorros

Micaela Costa
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
14.04.25
micaela.costa@jcentro.pt
fotografia: Facebook Penalva do Castelo
partilhar
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025
14.04.25
Fotografia: Facebook Penalva do Castelo
pub
 Multiplicam-se mensagens de apoio a jovem jogador do Penalva do Castelo

De norte a sul do distrito de Viseu e até de outras regiões, são dezenas as mensagens de apoio a Vasco Pinto, o jovem jogador do Penalva do Castelo que se encontra internado há várias semanas.

O jovem, de 13 anos, ter-se-à sentido mal e caiu inanimado, enquanto assistia a um jogo de veteranos entre o Leões da Beira e o Penalva do Castelo, em Rio de Loba, no concelho de Viseu. Os primeiros socorros acabaram por ser prestados por um agente da PSP e um bombeiro, que estavam em campo, o que acabou por ser determinante.

Desde então, são muitas as mensagens nas redes sociais, cartazes em jogos e camisolas oferecidas em sinal de apoio. O clube diz estar “eternamente grato” a todos os que, de alguma maneira, têm ajudado com uma verdadeira onda de solidariedade. Apesar de ainda estar no hospital, Vasco Pinto está a “recuperar bem”.

Além de vários clubes do distrito, outras modalidades, como futsal ou taekwondo, e até clubes de outros distritos, como o Penaverdense (Aguiar da Beira, distrito da Guarda), são alguns dos exemplos desta corrente de força.

Também a Associação de Futebol de Viseu deixou uma mensagem nas redes sociais onde expressou “total apoio” a Vasco Pinto, jogador das seleções distritais sub-13 e sub-14, “que enfrenta um momento particularmente difícil”.

“Neste desafio, enviamos-lhe toda a nossa força e desejamos uma recuperação rápida e completa, certos de que a sua determinação e espírito de superação serão fundamentais para o seu regresso”, escreve, estendendo a solidariedade à família, colegas, treinadores e amigos.

“O futebol é mais do que um jogo, é uma família, e estamos todos juntos neste momento, na esperança de que em breve possamos voltar a vê-lo em campo”, refere.

Tudo aconteceu a 22 de março quando Vasco Pinto assistia a um jogo de veteranos entre o Leões da Beira e o Penalva do Castelo. Aos 10 minutos da segunda parte, o jovem sentiu-se mal e caiu desamparado.

“A situação aconteceu muito perto da minha baliza e eu e um bombeiro que também estava a jogar fomos ter com ele”, contou ao Jornal do Centro Henrique Costa. O agente da PSP de Viseu não esconde que, apesar de estar habituado a situações delicadas, este foi um momento “difícil”.

“Todas as situações são complicadas, mas quando se trata de uma criança, e quando somos pais, é ainda pior, é neles que também pensamos. Os dias seguintes foram muito complicados, mas o mais importante é que ele está a recuperar”, disse.

Henrique Costa recorda o momento em que ele e o bombeiro de Penalva do Castelo de tudo fizeram para “segurar o Vasco até à chegada do INEM”.

“Percebemos que ele estava em paragem cardiorrespiratória e comecei logo a fazer massagem cardíaca e respiração “boca a boca” enquanto ligávamos para o INEM. Felizmente conseguimos e o Vasco acabou por ser transportado, também com o apoio da VMER [Viatura Médica de Emergência e Reanimação]”, lembrou.

Vasco Pinto chegou a estar uma semana nos cuidados intensivos, de onde acabou por ser transferido para outra unidade. Apesar de ainda estar internado, “a recuperação está a correr bem” e o desejo de todos é que o jovem regresso aos relvados “o mais rápido possível”.

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Outras notícias

pub
 Certificação de azeite do Douro pode avançar em 2025

Notícias relacionadas

Procurar