policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Município de Tondela atribuiu 80 apoios à natalidade em 2025

Município de Tondela atribuiu 80 apoios à natalidade em 2025

Incentivos totalizaram 41.800 euros e abrangeram famílias de todas as freguesias do concelho

 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
10.01.26
Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
10.01.26
pub
 Município de Tondela atribuiu 80 apoios à natalidade em 2025

O Município de Tondela concedeu, em 2025, 80 incentivos à natalidade a famílias do concelho que tiveram filhos, num montante global de 41.800 euros.

De acordo com a autarquia, “a maioria destes auxílios ao nascimento de bebés foram concedidos a famílias que tiveram o primeiro filho (47)”. Foram também atribuídos “30 apoios pelo nascimento de um segundo bebé e três a quem teve um terceiro descendente”.

Quanto à distribuição geográfica, “na maioria, estes agregados (27) vivem na União de Freguesias de Tondela e Nandufe, ainda que haja famílias apoiadas em todas as localidades do concelho”.

Os incentivos à natalidade foram criados em 2019. Desde então, “até agora a Câmara já entregou 471 subsídios à natalidade, num valor superior a 200 mil euros”.

Segundo o regulamento em vigor, “estes apoios são concedidos em dinheiro, através de transferência bancária, devendo ser solicitados ao município até seis meses após o nascimento ou adoção da criança”. A autarquia atribui “500 euros pelo nascimento do primeiro filho, 550 pelo segundo e até 600 euros pelo terceiro filho”.

O subsídio é pago “mediante a comprovação de despesas realizadas com a criança, durante o período de meio ano após o seu nascimento ou adoção em estabelecimentos comerciais do concelho de Tondela”. 

Entre as despesas aceites estão “gastos com a alimentação, como leite, papas ou iogurtes, a aquisição de produtos de higiene, como fraldas ou toalhetes, e a compra de vacinas, bem como despesas com consultas médicas”.

A Câmara esclarece que “se o montante dos gastos apresentado for inferior ao valor a atribuir pela autarquia, só é paga a importância que consta das despesas efetuadas e validadas”.

O apoio pode ser requerido por munícipes que “residam no concelho de Tondela há pelo menos cinco anos, que não apresentem quaisquer dívidas à Câmara e que residam afetivamente com o menor”.

Para aceder ao incentivo, “as famílias têm de deslocar-se à receção do edifício da Câmara ou aceder à página da autarquia (Ação Social), onde encontrarão a declaração de compromisso e o modelo de requerimento”. 

A documentação exigida deve ser entregue “na receção dos paços do concelho ou enviada para o endereço de correio eletrónico: geral@cm-tondela.pt”, seguindo-se a análise pelos serviços municipais e a validação final por parte do executivo municipal.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar