Pavilhão Multiusos Viseu 1
Pope Leo XIV elected as new pontiff
rio criz tondela poluição
arrendar casa
janela casa edifício fundo ambiental
Estate agent with potential buyers in front of residential house

Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…

05.05.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

05.05.25

Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…

04.05.25
rio criz tondela poluição
Tondela_CM_Manuel_Veiga 2
clemente alves candidato cdu lamego
Chefs Inês Beja e Diogo Rocha na ativação Academia dos Segredos Gastronómicos de Viseu Dão Lafões web
cm-penedono-turismo-patrimonio-arqueologico-Dolmen-da-Capela-de-Nossa-Senhora-do-Monte--Penela-da-Beira-
tintol e traçadinho
Home » Notícias » Diário » Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática

Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática

pub
 Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática - Jornal do Centro
19.07.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática - Jornal do Centro
19.07.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática - Jornal do Centro

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões fez esta terça-feira a entrega de equipamentos de combate à vespa asiática aos seus 14 municípios. A ação foi feita no âmbito do projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”.

Numa sessão que decorreu em Tondela, foram distribuídos vários materiais, incluindo equipamentos de proteção individual, hipsómetros, binóculos e kits de destruição de ninhos adquiridos num projeto cujo investimento é de 330 mil euros.

A CIM lembrou que o projeto prevê a “operacionalização de ações dirigidas para a prevenção, vigilância e controlo da espécie, para proteção dos ecossistemas e, em particular, dos mecanismos de polinização por eles suportados”.

A entidade intermunicipal salientou também que já foi instalada na região “uma rede de armadilhas entomológicas de monitorização, dispostas numa malha de 3 quilómetros” para detetar precocemente a praga.

“A recolha e registo dos espécimes capturados são feitos de forma quinzenal, em todas as armadilhas, e estender-se-á por um período de dois anos. A recolha e monitorização realizada até ao presente permitem já um primeiro enquadramento da presença da espécie e da sua distribuição pelo território da região”, referiu a CIM.

O secretário executivo Nuno Martinho acrescentou que o projeto pretende, ao fim de cabo, “não só desenvolver um plano intermunicipal de combate a esta espécie invasora, mas também aumentar o conhecimento geral sobre a vespa asiática”.

“Nesta fase do projeto, a CIM está a dotar os municípios das ferramentas necessárias para a deteção e o combate à vespa asiática. Queremos minimizar os efeitos provocados por esta espécie na atividade agrícola, os impactos na biodiversidade e, claro, promover a segurança das populações nos 14 municípios da região Viseu Dão Lafões”, disse.

O projeto conta com a colaboração da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

pub
 Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Municípios reforçados com ‘arsenal’ para combater a vespa asiática - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar