Museu Terras de Besteiros 3
rui massena artista facebook
lapis solidarios
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Tondela » Museu Terras de Besteiros ultrapassa os 9 mil visitantes em 2025

Museu Terras de Besteiros ultrapassa os 9 mil visitantes em 2025

Espaço museológico em Tondela regista aumento de entradas face ao ano anterior

 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
14.01.26
fotografia: Município de Tondela
partilhar
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França
14.01.26
Fotografia: Município de Tondela
pub
 Museu Terras de Besteiros ultrapassa os 9 mil visitantes em 2025

O Museu Terras de Besteiros (MTB), em Tondela, ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos nove mil visitantes em 2025. 

De acordo com dados divulgados pelo Município de Tondela, “nos últimos sete anos, o espaço museológico tem registado um crescimento contínuo e significativo no número de entradas”. No último ano, a instituição recebeu “um total de 9.205 visitantes, mais 1.867 que em 2024”.

As estatísticas indicam que “o museu recebe diariamente cerca de 25 pessoas”, sendo que “maio foi o mês com mais entradas e fevereiro o que registou menos”. A faixa etária predominante situa-se “entre os 36 e os 55 anos” e “a maioria das pessoas que passaram pelo MTB tinha nacionalidade portuguesa”.

No que diz respeito aos visitantes estrangeiros, o museu registou “a entrada de 1.037 estrangeiros, de 27 nações diferentes, sendo que Espanha foi o país mais representativo”.

Além das visitas livres e guiadas, o comunicado refere que “muitas outras pessoas deslocaram-se ao MTB para carimbar o passaporte da Estrada Nacional 2, adquirir bilhetes para a Feira Industrial e Comercial do Concelho de Tondela (FICTON) e para receber os vouchers de Natal e/ou entregar os cupões da campanha ‘Todos às compras no concelho de Tondela’”.

Durante o último ano, o espaço museológico recebeu “seis exposições temporárias, três delas dedicadas aos ofícios tradicionais artesanais ainda vivos no concelho de Tondela (Barro Negro, Cestaria e Flores de Madeira de Nandufe e Linho de Castelões)”. 

Estiveram também patentes as mostras “Argila que nos une. Bienal em movimento”, “Imagens do Caminho de Santiago” e “Memórias de Metal. Esculturas que Contam Histórias”, sendo que “esta última exposição poderá ser visitada até ao dia 31 de janeiro”.

O Museu Terras de Besteiros abriu portas em 2010, no Solar de Santa Ana, em Tondela. De acordo com o comunicado, o espaço “assume-se como um ponto de visita obrigatória para todos aqueles que queiram descobrir um pouco mais sobre o passado, o presente e o futuro do território concelhio e dos seus habitantes”.

O museu conta com “19 salas distintas” e, “com a ajuda de muitos objetos antigos, o espaço ajuda a desvendar alguns dos segredos mais interessantes da história e da etnografia das Terras de Besteiros”.

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Outras notícias

pub
 Homem detido pela PSP de Viseu para cumprir dez anos de prisão em França

Notícias relacionadas

Procurar