No quarto episódio do Entre Portas, um podcast da Remax Dinâmica em…
Com 91 anos, o Sr. Manuel Cardoso tem memória fina, mão firme…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Teatro Viriato, em Viseu, recebe esta sexta-feira (30 de maio) a estreia da cine-performance “O interior: outras histórias dos lugares através da música”, cujo primeiro capítulo retrata o distrito.
O projeto foi realizado por Tiago Pereira, diretor artístico do projeto “A Música Portuguesa A Gostar Dela Própria”, e a partir de uma encomenda do próprio Teatro Viriato.
Neste primeiro capítulo, o realizador narra as histórias da região e dá voz aos músicos, às associações, às cooperativas, aos movimentos socioculturais e às pessoas da música que tocam, programam, ouvem e divulgam a música na região, procurando responder a perguntas sobre quem produz música em Viseu, como é a música amadora, a música profissional e como se arrisca na área.
“Chegámos a Viseu e gravámos a música que encontrámos, colocando questões a quem a suporta: músicos, associativistas, dirigentes de coros, programadores, curadores, jornalistas e cientistas sociais. Realizámos gravações para uma performance do coletivo Sampladélicos, em 2013, para o festival Jardins Efémeros, e, a convite do Teatro Viriato, em 2024, permitindo uma comparação da cena musical viseense num período de 11 anos. A partir daí, criámos narrativas diferentes que constituem diferentes blocos audiovisuais, como se fossem pequenos documentários”, explica Tiago Pereira, citado num comunicado do Teatro Viriato.
O realizador refere que a apresentação vai misturar “vídeo em tempo real com música ao vivo, com uma terceira camada de improviso em jeito de monólogo, da minha autoria, narrando impressões sobre o tema e contando histórias do que vivi”.
Por isso, a acordeonista e performer Sónia Sobral e o DJ e produtor Diogo Figueiredo vão atuar ao vivo nesta cine-performance que quer levar o público a “uma reflexão sobre contextos musicais, memória, identidade e outras formas de contar as histórias dos lugares, misturando sempre géneros musicais e protagonistas”, enaltece o Teatro Viriato.
A cine-performance está marcada para começar às 21h00 desta sexta-feira. Os bilhetes já estão à venda online e na bilheteira do Teatro Viriato.