Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Esta terça-feira, dia 1 de julho, entraram em funcionamento os novos horários das linhas concelhias e circuitos urbanos da MUV – Mobilidade Urbana de Viseu. Estes horários, ao que o Jornal do Centro conseguiu apurar, já estavam definidos, mas entram agora em vigor depois do Tribunal de Contas dar luz verde ao ajuste direto entre a Berrelhas e a Câmara Municipal de Viseu.
A autarquia assume, em comunicado do Facebook publicado na segunda-feira (30 de junho), que “esta atualização procura ajustar os horários, de forma a garantir uma melhor oferta e qualidade do serviço prestado aos viseenses”.
Já no início de maio, várias linhas urbanas, de entre as quais os circuitos C1 e C2, tinham sofrido alterações, nomeadamente a redução de horários – em vez de passar de 20 em 20 minutos, por exemplo, os autocarros das linhas circulares passaram a funcionar de 30 em 30 minutos.
Na altura, o município de Viseu esclareceu que “estas alterações foram propostas pelo operador – a empresa Berrelhas – que, no início de março deste ano, celebrou um ajuste direto com a Câmara Municipal de Viseu para garantir o Serviço Público de Transporte de Passageiros no concelho”.
Ainda sobre os horários que entraram em vigor no dia 1 de maio, o município explicou que estes “refletem várias solicitações realizadas pelos utilizadores do MUV junto do operador, que procurou assim ajustar os mesmos de forma a garantir uma melhor oferta e qualidade de serviço”.
Os novos horários introduzidos esta terça-feira (1 de julho) podem ser consultados no site do município.
Mobi Visão Dão Lafões começa esta terça-feira
Também esta terça-feira tem início o sistema de transportes Mobi – Viseu Dão Lafões nos vários concelhos da Comunidade Intermunicipal. Exceção apenas para o concelho de Viseu, que mantém o sistema de transportes MUV – gerido pela Câmara Municipal – enquanto os transportes públicos não passarem para a competência da CIM.
A Mobi Viseu Dão Lafões garante passes mensais de 20 euros e bilhetes simples de 1,50 euros para as viagens entre concelhos. Além disso, são criadas duas novas linhas urbanas em Mangualde e Tondela, com passes mensais de 12,5 euros e bilhetes simples a 0,50 euros.
A rede totaliza 167 linhas e 4.400 paragens. Durante o período escolar, estarão em circulação cerca de 140 veículos, mas o número passa para 65 fora desse período.