junqueiro josé
conferência de imprensa OCC_Penedono 3
festival folclore santiago viseu
janela casa edifício fundo ambiental
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107

Rimas Sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

09.07.25

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25
João_Veiga_Câmara Municipal
HÉLIO MARTA IL VISEU web
autarquicas 2025
vencedor concurso vinhos dão 2025
trilho varzielas ofrades caramulo
loja CBD
Home » Notícias » Diário » Viseu Dão Lafões com novo sistema de transportes já a partir desta terça-feira

Viseu Dão Lafões com novo sistema de transportes já a partir desta terça-feira

Arranca amanhã o sistema de transportes públicos Mobi, com passes e bilhetes mais baratos e com linhas urbanas em Mangualde e Tondela. Para já, o concelho de Viseu fica de fora da nova rede

pub
 Viseu Dão Lafões com novo sistema de transportes já a partir desta terça-feira - Jornal do Centro
30.06.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu Dão Lafões com novo sistema de transportes já a partir desta terça-feira - Jornal do Centro
30.06.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu Dão Lafões com novo sistema de transportes já a partir desta terça-feira - Jornal do Centro

A região Viseu Dão Lafões vai ter a partir desta terça-feira (1 de julho) um novo sistema de transportes públicos, o Mobi. Os passageiros devem trocar os seus passes para continuarem a usufruir da rede criada pela Comunidade Intermunicipal (CIM).

A Mobi Viseu Dão Lafões garante passes mensais de 20 euros e bilhetes simples de 1,50 euros para as viagens entre concelhos. Além disso, são criadas duas novas linhas urbanas em Mangualde e Tondela, com passes mensais de 12,5 euros e bilhetes simples a 0,50 euros.

A rede totaliza 167 linhas e 4.400 paragens. Durante o período escolar, estarão em circulação cerca de 140 veículos, mas o número passa para 65 fora desse período.

Na apresentação do sistema, realizada na semana passada, o presidente da CIM, Fernando Ruas, disse que o Mobi “representa uma mudança de paradigma, com um modelo de mobilidade mais justo, integrado e próximo das necessidades reais da população”. “Este é um dos maiores projetos de coesão territorial lançados na região”, disse na altura o também autarca de Viseu.

Já José Portelada, administrador e diretor de operações da Transdev (empresa concessionária do serviço), destacou as vantagens e disse que o alargamento da oferta de transportes públicos “é uma das principais formas de responder aos desafios de coesão e desenvolvimento dos territórios, bem como uma das principais formas de responder ao imperativo da mobilidade sustentável”.

A Mobi Viseu Dão Lafões surge na sequência de um concurso público internacional lançado em 2023, cuja proposta vencedora foi apresentada pela Transdev, que passa a gerir o sistema após conseguir um contrato de 43 milhões de euros para cinco anos.

A frota renovada de autocarros apresenta uma idade média inferior à atual e está equipada com Wi-Fi gratuito, ar condicionado e sistema de bilhética contactless. Todos os veículos passam a ostentar uma imagem visual comum, reforçando a identidade da rede como serviço público unificado.

Com esta nova operação, a região de Viseu Dão Lafões passa a ter um único operador (em vez de quatro). Em Viseu, continua a vigorar a rede MUV – gerida pela Câmara – enquanto os transportes públicos não passarem para a competência da CIM, pelo que a autarquia local não pode aderir para já ao Mobi.

A nova rede será acompanhada por um site e uma aplicação móvel, disponíveis em mobiviseudaolafoes.pt, com informação em tempo real sobre horários, percursos e localização dos autocarros. Pela primeira vez, o território terá acesso a dados de utilização ao segundo, graças ao sistema de GPS instalado em toda a frota.

pub
 Viseu Dão Lafões com novo sistema de transportes já a partir desta terça-feira - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu Dão Lafões com novo sistema de transportes já a partir desta terça-feira - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar