Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Na próxima semana há um festival de dança em Viseu

Na próxima semana há um festival de dança em Viseu

O festival organizado pela escola de dança Lugar Presente está de volta para a quinta edição

Carolina Vicente
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
05.03.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo
05.03.25
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Na próxima semana há um festival de dança em Viseu

O festival internacional de dança jovem Lugar Futuro está de volta a Viseu para a sua quinta edição, na próxima semana, entre os dias 13 e 16 de março. O evento é organizado pela escola de dança Lugar Presente e reúne coreógrafos, bailarinos e estudantes de dança de diversas partes do mundo para uma programação que inclui espetáculos, ‘masterclasses’ e videodança.

Em conferência de imprensa, a diretora artística do Lugar Futuro, Leonor Keil, sublinhou a importância deste festival e de “todas as suas componentes à volta da dança, desde a formação, às primeiras obras”, passando pelas ‘masterclasses’ e pela parceria com o festival de videodança InShadow (que apresentará uma seleção de curtas-metragens premiadas em 2024).

Este ano o festival recebeu 212 candidaturas de 39 países, com França, Alemanha, Itália, China e Espanha entre os mais representados. Portugal aparece na sexta posição, com dez candidaturas. Segundo o diretor de produção, Albino Moura, a seleção procurou garantir diversidade. “Destas 212 candidaturas, seis obras foram selecionadas. Nós não apuramos só pela qualidade das propostas, porque são sempre muito boas, mas também procuramos selecionar o programa pela sua diversidade. Tentamos que haja algum tipo de linguagem diferente entre cada uma das propostas”.

As peças escolhidas são “The Rite of Spring”, da Companhia de Hila Nachshonov, “When…?”, de Moses Olayinka Akintunde, “Record: qué nos va a passar?”, de Mar Garcia e Javi Soler, “En Pièce Jointe”, de Armande Sanseverino e Gael Germain, “The Hormonas – is that all there is”, de Beatriz Mira e Tiago Barreiros, e “Chase the Rabbit”, de Lida Doumouliaka.

No primeiro dia do festival, 13 de março, estreia-se a peça “The Soul of Dominique, an ode to life”, da coreógrafa neerlandesa Robin Kroes, vencedora da edição anterior. “Este ano temos a Robin Kroes, que foi a vencedora do ano passado e essa peça é uma surpresa. Nós de facto não temos nenhuma informação sobre o que é que será essa peça, é uma estreia absoluta e uma co-produção do festival”, explicou a organização. O espetáculo vai contar com cinco bailarinos em palco.

A companhia da escola Lugar Presente também vai apresentar uma peça no primeiro dia do evento: “Off Cut”, de São Castro e António Cabrita. Há ainda atuações de alunos do mestrado em Criação Coreográfica da Escola Superior de Dança, do Ballet Júnior da Madeira da Escola de Dança do Funchal e da Escola Artística Sivija Hercigonja, da Croácia.

O festival mantém uma componente interativa com o público, que poderá votar numa peça, que vai permitir ao coreógrafo vencedor desenvolver uma nova obra para apresentar na edição seguinte. “Há uma votação do público, que escolhe uma peça, e é-lhes possibilitado o facto de poderem desenvolver uma nova, que vêm apresentar no ano seguinte”, referiu a organização. Este ano é Robin Kroes quem regressa a Viseu.

Para além da programação em Viseu, o festival vai permitir o acompanhamento a nível global através da transmissão por ‘live streaming’. A escola de dança Lugar Presente adiantou que pretende encontrar formas de levar o evento a outras regiões do país. 

É a quinta edição deste festival que leva a Viseu bailarinos e coreógrafos de todo o mundo.

pub
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Quinta de Lamego entre os finalistas nos ‘Óscares’ do turismo

Notícias relacionadas

Procurar