Elevador_Acessibilidade_Pacos_Concelho_jan2026
cd tondela 10 janeiro cristiano bacci
bombeiros50
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
March-711-4
6
novo comboio turístico viseu
Home » Notícias » Diário » Na rua, contra os incêndios, abandono da floresta e eucaliptos

Na rua, contra os incêndios, abandono da floresta e eucaliptos

Protesto “O país arde, temos de acordar” acontece depois dos incêndios que assolaram as regiões Norte e Centro do país, incluindo o distrito de Viseu

Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
20.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua
20.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
Campanha Vamos Lixar o Lixo da APA com monumento feito de resíduos, alerta para cerca de 3 milhões de toneladas de lixo em aterros e apelo a separar o lixo antes que o futuro se lixe.
pub
 Na rua, contra os incêndios, abandono da floresta e eucaliptos

Treze concelhos do país, incluindo Gouveia, vão receber este domingo (22 de setembro) a mobilização “O país arde, temos de acordar”, depois de uma semana marcada pela onda de incêndios que assolou as regiões Norte e Centro do país, incluindo o distrito de Viseu.

A iniciativa vai decorrer em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Castanheira de Pêra, Pedrógão Grande, Odemira, Vila Nova de Poiares, Sertã, Torres Novas, Gouveia, Arganil e Melres (Gondomar).

A organização justifica o protesto pela “urgência de um sobressalto cidadão para criar uma floresta com futuro une as convocatórias que exigem uma transformação de fundo no território nacional, combatendo ativamente o abandono e a monocultura do eucalipto em Portugal como fatores essenciais dos fogos mortais”.

“A fixação governamental com a perseguição às ignições esconde no essencial o real problema: Portugal tem um território cada vez mais abandonado e com donos desconhecidos, com a maior área de eucalipto relativa de todo o mundo, um corpo de vigilância e bombeiros subdimensionado e um mundo rural abandonado política, económica e socialmente”, é referido em nota.

Os promotores realçam os problemas no mundo rural, “em grande medida amplificados pelo poder político, económico e mediático da indústria da celulose e do papel”, e ainda a “nova realidade climática” do país que acelera “um processo de desertificação para o qual os incêndios contribuem decisivamente”.

“A nova realidade climática, combinada com à devastação da indústria do papel e celulose, da biomassa e da bioenergia, arrasta o país como uma âncora para o fundo, com a cumplicidade de governos de todas as cores”, acrescentam.

A organização apela, por isso, à participação das populações nos protestos que contestam ainda o que dizem ser a “letargia e impotência” dos sucessivos governos no tema, “apenas lamentando-se nos momentos de consternação, prometendo vagos ajuste para deixarem tudo essencialmente na mesma”.

Os promotores defendem que, para uma “verdadeira floresta do futuro”, é preciso “reduzir drasticamente o poder da  indústria das celuloses, da bioenergia e da biomassa, deseucaliptizar a maior parte do território hoje ocupado por eucalipto puro e misturado com pinhal e espécies invasoras, para criar uma verdadeira floresta e bosques resilientes, que aguentem o futuro mais quente, que travem o deserto e promovam uma rehabitação do interior do país”.

pub
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Adruzilo Lopes vence Rali de Mortágua

Notícias relacionadas

Procurar