No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
A Câmara de Nelas anunciou esta terça-feira a criação do Conselho Municipal de Educação. O órgão foi apresentado hoje e é constituído por várias entidades representativas da comunidade educativa do concelho.
Segundo a autarquia, o Conselho Municipal de Educação terá como missão “analisar e acompanhar o funcionamento do sistema educativo concelhio, em questões de âmbito da política educativa do concelho de Nelas”.
O anúncio foi feito depois de a autarquia ter atribuído 35.370 euros de apoios aos Agrupamentos de Escolas do Concelho, Canas de Senhorim e Nelas. Os auxílios são relativos aos último e atual anos letivos e foram oficializados por protocolo.
O município presidido por Joaquim Amaral (PSD/CDS) justifica a atribuição do dinheiro com a dotação de “recursos pedagógicos básicos para assegurar o pleno funcionamento de acordo com as atividades estabelecidas nos seus projetos educativos, bem como das atividades paralelas daí resultantes”.
Os protocolos foram antecedidos de reuniões de trabalho onde foram tratadas questões como o reforço dos equipamentos da sala de apoio ao ensino estruturado em Canas de Senhorim e a criação de uma sala de aprendizagem sensorial no Centro Escolar de Nelas para alunos com necessidades educativas especiais.
Além disso, também está prevista a assinatura de um protocolo com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu que prevê a realização de formações e terapias em contexto escolar. Ações que, realçam a autarquia, visam “cada vez mais a promoção do sucesso educativo dos alunos e reforcem o conceito de escola inclusiva”.