5
resende
IP3
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » No Hospital de Viseu, o Dia Mundial de Saúde celebra-se com sessões de fisioterapia para os profissionais

No Hospital de Viseu, o Dia Mundial de Saúde celebra-se com sessões de fisioterapia para os profissionais

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população
07.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 No Hospital de Viseu, o Dia Mundial de Saúde celebra-se com sessões de fisioterapia para os profissionais

Esta quarta-feira (7 de abril), celebra-se o Dia Mundial da Saúde. No Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV), a Unidade de Medicina Ocupacional e o serviço de Fisioterapia juntaram-se para realizar várias sessões de atividade física. O objetivo? Aliviar o cansaço acumulado de todos os profissionais de saúde que, há mais de um ano, estão na linha da frente no combate à Covid-19, e não só.

No 4.º piso do Hospital de São Teotónio, pelas 10h45, assistimos a uma das sessões de exercícios que reuniu cerca de dez profissionais. Todos alinhados e sincronizados com os movimentos da fisioterapeuta Carina Marques, que insistiu em manter “o nosso olhar sempre em frente”.

Depois de alguns minutos a “relaxar”, percebemos a sequência de todos os exercícios: “consistem em breves alongamentos, exercícios de fortalecimento conjuntamente com o equilíbrio que, em termos de atividade física, as recomendações são a prática de atividade de intensidade moderada, de 150 a 300 minutos por semana”, explicou a fisioterapeuta, frisando que são fundamentais na prevenção de futuras lesões e no alívio da “tensão muscular que é acumulada durante um turno de oito a 12 horas que, neste ano, foi particularmente intenso”.

O aparecimento da pandemia de Covid-19 também motivou o aparecimento de novas lesões em profissionais de saúde de várias áreas até porque “o tempo de descanso foi mais encurtado para conseguirmos ajudar quem nos procurava e quem necessitava de cuidados mais especializados”, acrescentou.

Ainda assim, as cervicalgias, as más posturas durante o levanto do doente, entre outras lesões, podem ser corrigidas com a adoção de uma rotina de exercícios que “ocupam apenas dez minutos”, garante a fisioterapeuta.

Conversámos também com Palmira Amaral, coordenadora da Unidade de Medicina Ocupacional, que, em poucas palavras, nos garantiu que “o nosso intuito é juntamente com o serviço de fisioterapia manter regularmente estes exercício”, pelo menos duas vezes por semana, dependendo da adesão dos profissionais de saúde.

Segundo a coordenadora, as sessões de atividade física são uma “maneira de relaxamento e será sempre uma mais valia para evitar as lesões músculo-esqueléticas que podem advir no dia a dia deles (profissionais de saúde)”.

Além da atividade física, o projeto “feito para os profissionais de saúde” irá estender-se à dietética, saúde mental, higiene do sono, entre outras valências. “Os nossos profissionais tiveram um ano muito complicado e vamos tentar desenvolver todos estes projetos para lhes tentar aliviar todo este stress que foi acumulado durante estes meses”, assinalou, adiantando que esta quarta-feira irão realizar-se várias sessões nos diversos pisos do Hospital de Viseu.

Já perto de terminarem as sessões da parte da manhã, conhecemos Rosa Martins, uma das enfermeiras que participou na atividade física que assistimos.

Num turno de oito horas, “um enfermeiro só pára mesmo para se alimentar, passa grande parte do tempo junto ao utente e o resto do tempo permanece no computador a fazer registos e, às vezes, nem temos noção da má postura que acabamos por fazer”, refere a enfermeira de cardiologia, admitindo que este género de sessões acabam por promover a qualidade de vida de todos os profissionais.

“Também é um momento de descontração para a equipa, acaba por haver uma melhor relação entre as pessoas e de convívio, que é muito importante neste momento de grande stress profissional que estamos a atravessar”, lamenta.

O Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela, e o Departamento de Saúde Mental, em Abraveses, também vão promover sessões de atividade física para todos os profissionais de saúde.

pub
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Vive-se bem em Viseu Dão Lafões, diz mais de 84 por cento da população

Notícias relacionadas

Procurar