8-7-2025
Festival Mosaico
hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
casas habitação aluguer comprar
WhatsApp Image 2025-05-28 at 115107
aluguer aluga-se casas

Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…

08.07.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

07.07.25

Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…

02.07.25
autárquicas 25
psd
domingos nascimento tarouca autárquicas
CasadeSantar_4
pexels-weekendplayer-735869
Captura de ecrã 2025-06-26 171722
Home » Notícias » Colunistas » A bitola BPN e o sabonete de Ricardo Salgado

A bitola BPN e o sabonete de Ricardo Salgado

 A bitola BPN e o sabonete de Ricardo Salgado - Jornal do Centro
31.07.21
partilhar

1. O relatório final da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco, acabado de votar no parlamento, é uma salgalhada sem interesse nenhum. Figurinhas tristes, as daqueles deputados. A cegueira partidária não deu para mais.
De qualquer maneira, fica o registo das audições. As perguntas dos deputados e as respostas dos “empreendedores” foram bem sumarentas:
— confirmámos que o parlamento tem duas deputadas bem preparadas e competentes: Cecília Meireles e Mariana Mortágua;
— ficámos a conhecer uma fila de “capitalistas” da treta, sem qualidade empresarial nem humana, mas com conta aberta no bar do “tio” Ricardo Salgado;
— assistimos, ao vivo e a cores, ao haraquiri do presidente do Benfica.

2. O contribuinte português paga impostos de país nórdico e recebe serviços públicos de terceiro mundo.
Além disso, especializou-se na benemérita arte de salvar bancos, banquinhos e banquetas. Tanto oxigena bancos privados com falta de ar (mal-empregados aqueles 3,2 mil milhões de euros derretidos no Banif…), como salva do naufrágio a CGD, o banco dos elefantes brancos e dos berardos (que agora se dedica a sacar despesas de manutenção das contas dos velhos, enquanto os vai enxotando dos balcões e lhes vai fechando agências).
Quando se trata de dinheiro para bancos, é sempre aos milhares de milhões de euros. São tantos milhares de milhões que até se perde a noção do custo deste “rendimento social de inserção” para banqueiros em situação difícil.
Usemos como bitola o BPN, o primeiro a dar o estoiro. Aquela banqueta do cavaquismo custou-nos 6,2 mil milhões de euros. Se no final desta história o BES — um banco a sério dirigido por gente que não o era — nos custar menos do dobro que nos custou o BPN, podemos dizer que as coisas até nem correram muito mal.
Ora, pelas últimas previsões do Tribunal de Contas, parece mesmo que tal vai acontecer. Em termos absolutos, o ex-dono-disto-tudo causou uma cratera horrível, mas, usando a bitola BPN, pode dizer-se que podia ter sido bem pior: o buraco do “divino” espírito santo vai ficar em 10,8 mil milhões de euros (4,9 mil milhões assumidos por Passos Coelho, mais 5,9 mil milhões por António Costa).
É que, em cima dos 3,9 mil milhões de euros que a geringonça tem estado a pagar à Lone Star, em nada suaves prestações anuais, ainda há mais 2 mil milhões de euros pendurados com uns “ses”. Mário Centeno diz que “a melhor estimativa” para esses condicionalismos de rácios de capital põe-os a custo “zero”. Mas nós já sabemos o que quer dizer “custo zero” quando se trata de bancos.

3. Entretanto, Ricardo Salgado está de férias na Sardenha. Em vez de estar a apanhar o sabonete num duche do Estabelecimento Prisional da Carregueira.

 A bitola BPN e o sabonete de Ricardo Salgado - Jornal do Centro

Jornal do Centro

pub
 A bitola BPN e o sabonete de Ricardo Salgado - Jornal do Centro

Colunistas

Procurar