Geral

15 de 01 de 2022, 08:15

Diário

Diretor da Secundária Alves Martins com pena suspensa após dois processos disciplinares

Responsável já recorreu da decisão do IGEC, encontrando-se a aguardar resposta do Ministério da Educação

Alunos da escola secundária Alves Martins voltam às aulas no primeiro desconfinamento de 2021  (1 of 1)

Adelino Azevedo Pinto, diretor da Secundária Alves Martins, em Viseu, foi suspenso disciplinarmente de funções, mas com pena suspensa no seguimento de dois processos disciplinares instaurados pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) em 2019.
O primeiro processo remonta a 8 de fevereiro desse ano, data em que o dirigente escolar retirou duas turmas a uma professora de Geografia, atribuindo-lhe depois um novo horário semanal, com aulas da manhã, à tarde e à noite às quartas-feiras.  A IGEC considera que Adelino Azevedo Pinto agiu neste caso com “negligência e desconhecimento das normas a que estaria obrigado” a cumprir.

Já o segundo processo disciplinar foi movido após Adelino Azevedo Pinto ter prestado declarações à imprensa no seguimento de uma manifestação levada a cabo no dia 3 de dezembro de 2019 pelo Sindicato de Todos os Professores (STOP) e por quatro docentes, que acusaram, na altura, a direção da Alves Martins de assédio moral.  Dois dos professores envolvidos na ação de protesto, que decorreu à porta da escola, estavam, à data, com processos disciplinares em curso.

Adelino Azevedo Pinto, chamado a responder às acusações pela imprensa, disse que os docentes que se estavam a manifestar tinham sido alvo de queixas por parte dos alunos e dos pais. “Não dão matéria, têm atitudes menos corretas dentro da sala de aulas. Tive inclusivamente uma aluna que mudou de escola”, afirmou.
“Ao divulgar informações da existência de alegados comportamentos reprováveis, atribuídos a docentes visados na conferência de imprensa, o arguido deu a conhecer matéria sigilosa, que integrava os objetos dos autos em investigação”, sustenta a IGEC, acrescentando que o dirigente escolar “teve uma conduta gravemente negligente que atentou contra a dignidade  prestígio da função que ocupa”.

A  de abril de 2021 Adelino Azevedo Pinto acabou suspenso disciplinarmente por 30 dias, com pena acessória de cessação da comissão de serviço, sanções que foram suspensas pelo período de umano. 

O responsável já recorreu desta decisão do IGEC, encontrando-se a aguardar resposta do Ministério da Educação.
Numa reação ao Jornal do Centro, Adelino Azevedo Pinto salienta que estes “são casos antigos” e diz que atuou no sentido de “defender a verdade dos factos e a escola”.