Geral

03 de 10 de 2023, 18:14

Diário

Hospital de Viseu com maternidade e urgência pediátrica abertas no inverno

Plano de funcionamento das urgências de ginecologia e obstetrícia e blocos de parto nos hospitais públicos vai manter-se até janeiro do próximo ano

Fotógrafo: DR

A urgência pediátrica e a maternidade do Hospital de Viseu vão manter-se abertas durante os próximos meses, isto de acordo com os planos mais recentes da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O plano de funcionamento das urgências de ginecologia e obstetrícia e blocos de parto vai manter-se durante o período de inverno, anunciou o diretor executivo Fernando Araújo.

Quase todas as maternidades da região Centro continuam de portas abertas de forma ininterrupta, exceto Leiria, onde estão programados dias de encerramento em novembro, dezembro e janeiro. Já em relação às urgências pediátricas, nenhuma da zona vai estar fechada.

A "Operação Nascer em Segurança no SNS", que implica um modelo de funcionamento rotativo em vários serviços e urgências de unidades hospitalares da mesma área geográfica, está em vigor em várias regiões do país desde os fins de semana de Natal e final de ano de 2022.

Ao todo, a nível nacional, o mapa de urgências de pediatria para o inverno prevê o Norte a manter 11 urgências, o Centro oito e o Alentejo as três existentes.

Lisboa e Vale do Tejo apresenta oito urgências a funcionar em pleno, duas urgências com horário diurno e quatro urgências com constrangimentos. A região do Algarve terá uma urgência em funcionamento pleno e uma com constrangimentos, em pelo menos um dos polos (Faro/Portimão).

A direção do SNS reitera a importância de, antes do recurso a unidades de saúde, contactar previamente a linha SNS 24 (808 24 24 24) e lembra que, em situações de emergência, o contacto deve ser feito diretamente para o 112.

Por outro lado, vão ser mantidas 27 maternidades em funcionamento pleno, de um total de 41, sendo que 10 urgências de ginecologia e obstetrícia, sobretudo em Lisboa e Vale do Tejo, vão manter encerramentos rotativos.

Os planos podem ser consultados aqui e aqui.