Biblioteca de Moimenta da Beira vai ser requalificada
Biblioteca recebe as primeiras obras desde que foi inaugurada há 20 anos na Casa dos Guedes. Investimento na reabilitação dos alça...
Fotógrafo: Câmara de Oliveira de Frades
O Balcão Único do Prédio (BUPi) registou mais de 15 mil terrenos no concelho de Oliveira de Frades, anunciou a autarquia local.
A Câmara faz um balanço positivo do projeto no concelho, dizendo que tem tido “bastante adesão” da população. A ação envolve também “deslocações periódicas” a todas as freguesias do município.
No BUPi, os proprietários podem identificar os seus terrenos de forma gratuita, o que é obrigatório em caso de doação, compra, venda, permuta e partilha. Em Oliveira de Frades, o projeto resultou na “identificação de mais de 15 mil representações gráficas georreferenciadas”.
O Balcão BUPi de Oliveira de Frades encontra-se a funcionar no edifício da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, através de marcação prévia.
Até ao final do último ano, ao nível do distrito de Viseu, o concelho viseense tem o maior registo de terrenos (27.891), seguido de Tondela (22.349), Vouzela (16.022) e São Pedro do Sul (15.138).
A iniciativa começou em novembro de 2017, com um projeto-piloto, de duração de 12 meses, em 10 municípios do Norte e Centro de Portugal continental, no âmbito dos diplomas da reforma florestal aprovados após o incêndio de Pedrógão Grande, inclusive a criação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado.
O BUPi tem reforçado a presença nos municípios sem cadastro predial desde o início de 2021, altura em que se deu início à expansão do projeto.
Biblioteca recebe as primeiras obras desde que foi inaugurada há 20 anos na Casa dos Guedes. Investimento na reabilitação dos alça...
17ª Semana Gastronómica do Cabrito decorre de 8 a 11 de junho e de 15 a 18 de junho. Assado em forno de lenha, este prato tradicio...
Cidade é o palco da primeira etapa do passeio Portugal de Lés-a-Lés, que vai este ano na 25.ª edição. Participantes vão parar no A...