A motivação é manter viva a arte da olaria de Molelos com…
Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Balcão Único do Prédio (BUPi) registou mais de 15 mil terrenos no concelho de Oliveira de Frades, anunciou a autarquia local.
A Câmara faz um balanço positivo do projeto no concelho, dizendo que tem tido “bastante adesão” da população. A ação envolve também “deslocações periódicas” a todas as freguesias do município.
No BUPi, os proprietários podem identificar os seus terrenos de forma gratuita, o que é obrigatório em caso de doação, compra, venda, permuta e partilha. Em Oliveira de Frades, o projeto resultou na “identificação de mais de 15 mil representações gráficas georreferenciadas”.
O Balcão BUPi de Oliveira de Frades encontra-se a funcionar no edifício da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, através de marcação prévia.
Até ao final do último ano, ao nível do distrito de Viseu, o concelho viseense tem o maior registo de terrenos (27.891), seguido de Tondela (22.349), Vouzela (16.022) e São Pedro do Sul (15.138).
A iniciativa começou em novembro de 2017, com um projeto-piloto, de duração de 12 meses, em 10 municípios do Norte e Centro de Portugal continental, no âmbito dos diplomas da reforma florestal aprovados após o incêndio de Pedrógão Grande, inclusive a criação do Sistema de Informação Cadastral Simplificado.
O BUPi tem reforçado a presença nos municípios sem cadastro predial desde o início de 2021, altura em que se deu início à expansão do projeto.