Geral

06 de 03 de 2023, 12:13

Diário

Ordem dos Médicos de Viseu quer urgência no novo hospital psiquiátrico

Nova presidente do Conselho Sub-Regional defendeu aposta na saúde mental e lembrou cansaço dos profissionais durante a pandemia. Liane Carreira tomou posse juntamente com os novos órgãos dirigentes

ordem dos médicos viseu posse

Fotógrafo: Ordem dos Médicos de Viseu

Tomaram posse os novos órgãos sociais da Ordem dos Médicos de Viseu. A cerimónia recentemente decorrida assistiu à passagem de testemunho entre Luís Patrão, que cessou as funções de presidente da delegação, e Liane Carreira, a nova líder da estrutura.

Na sua intervenção a nova presidente do Conselho Sub-Regional de Viseu da Ordem dos Médicos defendeu a urgência na aposta da saúde mental e na criação do novo hospital psiquiátrico, que deverá ser construído junto ao atual Hospital de São Teotónio e conta com um investimento previsto superior a 6 milhões de euros.

A dirigente lembrou ainda o elevado desgaste destes profissionais devido “aos anos difíceis de pandemia, quer pelas condições de trabalho quer pelas exigências a que estamos sujeitos cada vez mais no dia-a-dia” e realçou a importância de resolver os problemas da saúde na região.

“Não importa o cargo mas, sim, estarmos todos juntos com o objetivo da resolução dos problemas da Saúde da região. Temos literalmente os melhores do nosso lado. A filosofia de trabalho, os valores e a ética seguiram os passos das candidaturas anteriores nas quais também estive envolvida”, afirmou a nova presidente, assegurando ainda que será mantida e aprofundada a ligação com as restantes ordens profissionais da região e outras entidades.

Liane Carreira sublinhou ainda a aposta "enquanto Ordem de todos e para todos" em ações de formação e em eventos culturais, entre outras iniciativas.

Já o presidente cessante Luís Patrão – que vai continuar nos órgãos dirigentes como vogal do Conselho Sub-Regional – recordou o seu mandato marcado pelos anos da Covid-19 e fez um balanço positivo. “Todos sabemos o que aconteceu em 2020 e 2021. Ainda assim, muito foi conseguido. Continuámos a coorganizar a Conferência das Ordens, um evento notável na região de Viseu, apoiámos vários eventos médicos nesta sede, mas existe sempre algum sentimento de angústia pelo que ficou por fazer. Por isso, é particularmente interessante que este seja um momento de renovação”, disse desejando boa sorte aos novos órgãos regionais.

As eleições em Viseu ocorreram ao mesmo tempo que o ato eleitoral para a direção nacional da Ordem dos Médicos. Carlos Cortes, que era antes presidente da Secção Regional do Centro, foi eleito bastonário em fevereiro com 11.176 votos, contra 6.867 conseguidos por Rui Nunes.

Referindo-se aos novos dirigentes da Ordem, Luís Patrão acredita que a instituição vai contar com “um bastonário atento, que conhece bem Viseu e que desempenhou um papel muito importante na mediação e resolução de alguns conflitos nos últimos anos”.

Liane Carreira será acompanhada na direção da Ordem dos Médicos de Viseu pela vice-presidente Ana Isabel Oliveira, pelo secretário Pedro Vaz, pelos vogais Luís Patrão e Elisabete Santos e pelos suplentes Joana Santos e João Brás.

A Mesa da Assembleia Sub-Regional é presidida por Carla Lunet, coadjuvada pelo vice-presidente Fernando Valério, pelo secretário Paulo Batista e pelo suplente Fernando Marques.

Já a Assembleia de Representantes será representada pelos médicos Ana Cristina Duarte, José Albergaria, Maria João Freitas e Edgar Vaz.