Portas riscadas e janelas partidas são algumas das consequências dos atos de vandalismo de foi alvo a Igreja Paroquial de Tarouca. O caso, que terá ocorrido na noite de terça-feira (14 fevereiro), já está a ser investigado pelas autoridades.
“A GNR já esteve no local a verificar o sucedido e já ouviu algumas pessoas”, disse a paróquia de Tarouca numa publicação nas redes sociais, acrescentando que “dado que se trata de um Monumento de interesse nacional, a Câmara Municipal comunica estes atos vândalos às entidades estatais competentes”. A situação também já foi comunicada à Diocese de Lamego.
Segundo a paróquia de Tarouca, “ainda não se sabe se foi um ou vários vândalos” a cometer os atos de vandalismo que deixaram “as portas principal e do adro riscadas e vitrais de janelas da sacristia danificados/destruídos”. Na publicação referem ainda que “até o espelho que, ali perto, ajuda no trânsito foi vítima”.
“Sabemos apenas que foi um atentado contra um Monumento, a arte, a humanidade, a fé e a Paróquia de Tarouca. E isto é crime!”, descreve.
A paroquia pede “a quem tiver alguma pista credível que de imediato a comunique à GNR”. “Todos atentos e vigilantes. O vandalismo não dorme”, reforçou.
O Jornal do Centro contactou a paroquia, mas sem sucesso.