Geral

05 de 08 de 2022, 18:06

Diário

Seca: Sátão aguarda pela chegada da Águas do Douro e Paiva

Autarquia de Tarouca já está a abastecer água a algumas aldeias

torneira de água 2

Para resolver o problema da falta de água no futuro, a Câmara de Sátão pediu a adesão à empresa Águas do Douro e Paiva. Mas o presidente Alexandre Vaz acredita que, a ser aceite este pedido, o abastecimento público só deve ser reforçado daqui a quatro anos no concelho.

“Julgo que as coisas estão a decorrer normalmente, mas provavelmente, se calhar, só teremos Águas do Douro e Paiva em três, quatro anos. Esta é a minha opinião acerca disto, não sei se isto se manterá ou não, mas, se calhar, a água não chegará ao Sátão pelo menos durante quatro anos”, realça o autarca.

Em declarações ao Jornal do Centro, Alexandre Vaz lembra que concorda com a chegada da empresa a Sátão e que, para isso ser uma realidade, “terá ainda de correr alguma distância uma vez que terá de ir novamente à reunião de Câmara e depois à Assembleia Municipal”.

“Mas, para já, a adesão formal está feita e nós concordamos no abastecimento das Águas do Douro e Paiva. Mas, mesmo concordando com isso e começando a trabalhar rapidamente nisso, penso que, só daqui a três ou quatro anos, é que teremos aqui as Águas do Douro e Paiva”, afirma.

Os cinco municípios que se juntaram para criar a empresa intermunicipal de águas na região de Viseu avançaram com uma pré-adesão às Águas de Douro e Paiva, incluindo Viseu, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão, que são servidos pela barragem de Fagilde.

Entretanto, a Câmara de Sátão também tomou as suas próprias medidas de combate à seca. Chafarizes púbicos encerrados e regas suspensas são, para já, as principais decisões avançadas pela autarquia.

“A primeira medida que tomámos foi o encerramento de todas as regas com água pública. As regas de todos os jardins foram encerradas. Também foram encerrados todos os chafarizes públicos que havia sobretudo nas aldeias”, explicou Alexandre Vaz. Além disso, o município avançou também com ações de sensibilização.

“Foi também decidido fazer um aviso à população, que será feito na semana que vem, para consumirem água, mas que tenham atenção para a água que gastarem”, acrescentou o autarca.

Alexandre Vaz garantiu também que o município de Sátão tem feito “um esforço muito grande para que a população continue com água sem haver qualquer encerramento durante a noite ou durante o dia”.

Em Tarouca, os rios já estão secos e a autarquia já abastece aldeias
Já no norte do distrito, há já quatro aldeias do concelho de Tarouca a serem abastecidas de água com camiões cisterna. O transporte, que é diário, arrancou “há cerca de seis semanas” em Vila Pouca de Salzedas, Salzedas, Couto e Pinheiro, segundo o vice-presidente da Câmara, José Damião. Mas as medidas para enfrentar a seca não ficaram por aqui.

“Também nós já avançámos com algumas medidas que, para já, só é o município que está a executar. Nas regas dos jardins, nos consumos e nos autoconsumos, estamos a diminui-los para aquilo o que achamos razoável. Ao mesmo tempo, temos feito algumas campanhas de sensibilização junto dos nossos munícipes para que, pelo menos, possam evitar gastos não-essenciais de água”, explica.

O autarca admite que a situação promete não melhorar nos próximos tempos, já que não vai haver chuva tão cedo, e alerta que alguns rios e ribeiros de Tarouca já estão secos.

“Alguns ribeiros já estão completamente secos. O Varosela e o Varosa são rios que normalmente têm um caudal de água bastante considerável e, neste momento, esse caudal é extremamente reduzido”, diz.

O vice-presidente da autarquia de Tarouca avisa ainda que, se for necessário, o município poderá tomar mais medidas como cortar o abastecimento e reforçar a fiscalização.

“Nós já estamos a fazer algumas restrições proibindo o enchimento de piscinas e tanques, a lavagem de viaturas e algumas regas de jardins e outros tipos de espaços que julgamos que não é essencial porque em primeiro lugar está o fornecimento de água para consumo humano e só depois para estas questões acessórias”, remata José Damião.

Por causa da seca, há várias localidades do distrito de Viseu a serem abastecidas com a ajuda de camiões cisterna. Além de Tarouca, esse reforço da rede pública de água está a ocorrer pelo menos em Viseu, São Pedro do Sul, Tabuaço, Castro Daire, Nelas, Sernancelhe, Mangualde e Penalva do Castelo.