Geral

15 de 10 de 2021, 18:25

Diário

Subida dos preços dos combustíveis pode causar problemas graves nos bombeiros, alerta Federação

Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu diz que os bombeiros têm há 10 anos o mesmo preço por quilómetros e defende a sua revisão

Bombeiros Voluntarios de Viseu

Fotógrafo: Igor Ferreira

O aumento dos preços dos combustíveis pode vir a causar problemas graves na sustentabilidade das corporações de bombeiros. O alerta é dado por Guilherme Almeida, presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Viseu.

Os preços chegaram esta semana a valores nunca antes alcançados, tendo atingido mesmo os 2 euros por litro na gasolina.

Em declarações ao Jornal do Centro, o também comandante dos Bombeiros de Nelas lembra que as corporações já vivem “com bastantes dificuldades, o que não tem sido fácil” e que o aumento dos preços dos combustíveis só complicou a situação.

“A escalada abrupta dos combustíveis veio criar uma despesa considerável naquilo que é a nossa atividade. Obviamente preocupa-nos porque, ao contrário do que se pensa, nós temos todas as despesas associadas. Tudo isso é suportado e não temos qualquer benesse”, diz.

Guilherme Almeida lembra que os bombeiros têm há 10 anos o mesmo preço por quilómetros, um valor que defende que “tem sido revisto e discutido porque está completamente desajustado da realidade, está a criar graves problemas e terá impactos financeiros nas associações”.

O responsável acredita que a situação dos combustíveis se possa resolver. “Temos aqui uma situação crescente de aumento dos combustíveis que esperemos que não se agrave e eventualmente se venha a estabilizar. Esta reivindicação do preço por quilómetro não é de agora porque há já muito tempo que estamos a tentar que seja revisto. Nós queríamos chamar a atenção para esse problema”, afirma.

Caso contrário, adverte o presidente da Federação de Bombeiros, a subida dos preços dos combustíveis poderá comprometer o trabalho das corporações.

“Se a situação começar a agravar, teremos situações mais do que extremas com consequências graves para o funcionamento dos corpos de bombeiros. Aí teremos de ter uma outra tomada de posição porque não queremos chegar ao limite e temos de garantir o socorro”, remata.

Já o presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias e administrador da empresa Patinter, Pedro Polónio, veio a dizer que os valores que as transportadoras cobram poderão aumentar também por causa da subida do preço dos combustíveis.

Entretanto, Viseu vai receber este fim de semana protestos contra o aumento recente dos preços dos combustíveis.

O partido Iniciativa Liberal vai dinamizar este domingo (17 de outubro) às 10h30 um desfile apeado em protesto na Avenida da Europa, protestando contra as subidas dos preços. A concentração terá lugar no parque junto à Rotunda Cibernética.

Entretanto, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, revelou que esta sexta-feira (dia 15) o Governo tomou "a decisão de reinstituir o modelo de devolução de receita do imposto que advém por via do preço dos combustíveis", referindo que essa mexida reflete-se numa redução de dois cêntimos no preço da gasolina e um cêntimo no gasóleo.