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19 de 11 de 2022, 15:45

Diário

Valores humanos e património motivaram jovens de Cinfães a viajar até Polónia e Turquia

Onze alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto participaram em novas viagens Erasmus

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Fotógrafo: D.R./Agrupamento de Escolas Serpa Pinto

Onze alunos e quatro professores do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães, viajaram recentemente à Turquia e Polónia no âmbito de dois projetos Erasmus+ em que a instituição escolar participa.

No âmbito do projeto "Together... in the Winds of Change", coordenado pela escola de Cinfães e que envolve escolas de Turquia, Itália, Letónia e Roménia com o objetivo de promover a interculturalidade, a cidadania ativa e a preservação do património, quatro estudantes de Cinfães deslocaram-se à cidade turca de Iskenderun.

Já outros sete alunos da mesma instituição foram a Klucze, na Polónia, para participarem nas atividades do projeto "Democracy Begins at Home".

O Agrupamento de Escolas local sublinha que a experiência na Turquia foi “muito enriquecedora” para os alunos de Cinfães que, além de terem participado em diversos workshops ligados à pintura, cerâmica, trabalho em azulejo e jogos tradicionais, também viajaram à região da Capadócia e como às cidades de Antakya e Istambul, visitando os seus principais museus e contactado com as comunidades locais.

Na Polónia, sete alunos de Cinfães participaram na terceira mobilidade do projeto “Democracy Begins at Home”, juntamente com alunos da escola anfitriã e de outras escolas da Grécia, Itália e Turquia. Os jovens conheceram a missão das organizações não-governamentais de cada país e visitaram a cidade de Cracóvia e o campo de concentração de Auschwitz, elevando a importância do projeto que reflete sobre os valores humanos.

“Foram duas experiências bem distantes, geograficamente, mas com muita interseção pedagógica e contacto direto com a língua inglesa. O respeito pela diversidade e multiculturalidade e a aprendizagem formal e informal, proporcionadas por estas experiências Erasmus, ficarão bem sedimentadas nestes cidadãos adolescentes, futuros adultos e decisores do caminho da sociedade na Europa”, acrescenta o Agrupamento Serpa Pinto.

A instituição justifica a sua participação em projetos europeus por estes proporcionarem aos alunos “experiências com escolas de outros países, de forma que os jovens reforcem as suas competências linguísticas, sociais e culturais”. Este ano, 19 estudantes já participaram nessas iniciativas.