Geral

07 de 08 de 2022, 13:31

Diário

Volta a Portugal: cortes começam este domingo em Viseu

A partir das 20h00, a Avenida da Europa, que vai receber a meta da quarta etapa da Volta na segunda-feira, já está condicionada

Volta a Portugal 2021

Fotógrafo: Igor Ferreira

Os cortes de trânsito por causa da Volta a Portugal em Viseu começam já este domingo, anunciou a autarquia.
A partir das 20h00, a Avenida da Europa, que vai receber a meta da quarta etapa da Volta na segunda-feira, já está condicionada entre as rotundas do Centenário do Comércio e da Aguieira.

Na próxima segunda-feira (dia 8), os cortes vão ser estendidos a todos os acessos à avenida, entre as 15h30 e as 19h30. O trânsito que vier da Avenida Monsenhor Cónego Freire será desviado na Rotunda da Balsa e o trânsito proveniente da Avenida António José de Almeida será desviado na intercessão com a Rua Major Leopoldo da Silva.

E, na terça-feira (dia 9), quando vai ocorrer a Etapa da Volta, os acessos à Avenida da Europa continuam interditos durante a partida e a chegada dos participantes. A passagem desta iniciativa “não provocará cortes de trânsito permanentes, ou muito demorados” nas freguesias de Abraveses, Campo, Bodiosa, Ribafeita, Calde, Côta e Cepões, garante o município.


Também os cortes vão motivar implicações na circulação das linhas do sistema de transportes públicos do concelho.

No domingo, as linhas C1, C2 e 19 deverão desviar as suas rotas pelas avenidas Capitão Homem Ribeiro e da Bélgica a partir das 20h00. Esses desvios vão prolongar-se até às 15h30 de segunda-feira. A partir de então e até às 17h35, hora em que está prevista a chegada do último ciclista à meta da Volta, a circulação das linhas 3, 4, 5, 6, 7, 15, 16, 17, 18, 19, 20, C1 e C2 será suspensa.

Após essa hora, as linhas C1 e C2 voltam a desviar pela Capitão Homem Ribeiro e pela Bélgica. A linha 19 manterá a suspensão até às 19h30. Os desvios voltam a entrar em vigor na terça-feira até às 19h00.

Segundo a Câmara, as entradas e saídas das viaturas de transporte público devem ser feitas nas ruas Santo Estêvão e São Vicente de Paulo em vez do Parque da Aguieira durante o tempo em que o trânsito vai estar condicionado.

“Com vista a minimizar os incómodos causados, a coordenação de saídas, alterações de sentido de trânsito e/ou circulação alternada será coordenada e operacionalizada no terreno pelos comandos locais da PSP e GNR”, acrescenta o município.

Viseu recebe a chegada da 4.ª etapa que parte da Guarda. Os ciclistas, que vão fazer 169 quilómetros, deverão chegar por volta das 17h00.
Na terça-feira é dia de descanso, mas para quem quer fazer parte deste evento participa na prova “extra” etapa da Volta.