Geral

30 de 01 de 2022, 08:06

Lifestyle

Propostas diferentes para os que são apaixonados pela neve

Portugal, Espanha, Finlândia e Suiça... porque não?

neve

Começar pela Serra da Estrela, visitar um castelo de gelo, construir um iglu e ver a aurora boreal dando um passeio de moto: O Jornal do Centro e a Civitatis prepararam uma lista


Passear e esquiar na Serra da Estrela

A Serra da Estrela é a segunda montanha mais alta de Portugal Continental e faz Parque Natural da Serra da Estrela, criado em 1976 e que constitui a maior área protegida em território português.
A Estância de Esqui da Serra da Estrela é a única de Portugal. Fica no topo da serra, próximo à Torre, onde há uma ótima infraestrutura, com restaurante e centro comercial.
Possui 9 pistas, com um total de 7,7 km, a maior parte são para esquiadores iniciantes. Mas há pistas também para que esquiadores mais experientes possam esquiar.
As pistas tem desnível máximo de 130 metros, sendo a altura mínima de 1.854 metros de altitude, e a máxima é de 1.984 m. A estação de esqui oferece modernos teleféricos com cadeiras e é possível alugar equipamentos de esqui e snowboard no local.
E já agora, se conseguir, vale a pena partir à descoberta. Situada no Covão do Boi, em um dos paradouros da serra, encontra-se esculpida na rocha, em baixo relevo, a imagem de Senhora da Boa Estrela, padroeira dos Pastores.
Foi esculpida em 1946 pelo padre António Duarte para proteger os pastores da serra. Há uma lenda que conta que nossa Senhora da Boa Estrela apareceu a um pastor na serra.


Excursão ao castelo de neve de Kemi

Todos os anos, Kemi, cidade que fica no norte da Finlândia, testemunha a construção de um castelo feito com neve. A ideia saiu do papel pela primeira vez em 1996. A fortaleza é construída anualmente na costa, com planta e torres diferentes. O gelo para o mobiliário e decoração é tirado do Golfo da Botnia, a área mais ao norte do Mar Báltico.


Construção de um iglu em Grandvalira

Você quer se sentir como um autêntico esquimó? Que tal ir à estação de esqui de Grandvalira, em Andorra, e construir um iglu com as suas próprias mãos? Não requer prática nem habilidade. Para construir essa residência rústica, minimalista e ecológica, basta encontrar um pouco de neve compacta e convencer alguém a entrar nessa fria com você. Para que a casa não desabe na sua cabeça, a neve precisa ser quase sólida, daquele tipo no qual você não deixa pegadas.

Passeio de moto sobre a neve para ver a aurora boreal em Rovaniemi

Viajar para Rovaniemi, capital da Finlândia, é quase como assistir a um espetáculo de mágica. Por lá, com a Borealis, é possível ver a Aurora Boreal, enquanto você dá uma passeio de moto em plena neve. A cidade, que é cortada pelo Círculo Polar Ártico, na fria região da Lapônia finlandesa, oferece uma infraestrutura impressionante e diversas opções de lazer.

Alpes Suíços no Bernina Express

O trem panorâmico Bernina Express é sem dúvida o passeio de trem mais famoso do mundo. Para se ter uma ideia, a rota entrou para a lista de Patrimônios Mundiais da Unesco. O trajeto inclui o estreito de Bernina, atravessa os Alpes Suíços e chega a St Moritz, O Cume do Mundo.