Screenshot
peça teatro gémeos
image
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
expodemo 2
confraria
palavras e letrasjpg
Home » Notícias » Diário » Novo ano letivo: o dia “muito especial” na Escola Alves Martins

Novo ano letivo: o dia “muito especial” na Escola Alves Martins

Homenagem a telefonista da Escola Alves Martins e discurso de aluno surdo que encontrou neste estabelecimento de ensino o lugar ideal marcaram arranque do ano letivo em Viseu. Marcelo Rebelo de Sousa deixou mensagem para “uma grande escola” e comitiva almoçou no refeitório

 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
12.09.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu
12.09.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Novo ano letivo: o dia “muito especial” na Escola Alves Martins

“Hoje é um dia muito especial na nossa escola”. A declaração do diretor da Escola Secundária Alves Martins, em Viseu, marcou o arranque oficial do novo ano letivo. Primeiro-ministro, ministro da Educação e até presidente da Assembleia da República estiveram presentes numa cerimónia em que se ficou a saber que o “liceu” de Viseu vai receber uma condecoração pelo Presidente da República que não conseguiu estar presente por motivo de doença, mas que deixou a promessa de voltar à escola.

As cerimónias oficiais decorreram no estabelecimento de ensino que está a celebrar 175 anos e que é uma referência no panorama nacional pelos muitos “20” dos alunos. “Vocês têm uma grande escola”, disse Marcelo Rebelo de Sousa no vídeo que foi divulgado durante a cerimónia.

Com todos os momentos devidamente organizados, a visita começou com a chegada de Luís Montenegro. À sua espera, alunos alinhados ao longo do pátio, alguns dos quais saudados pelo primeiro-ministro que ia perguntando se os jovens estavam preparados para o início de um novo ano escolar. Já no interior da escola, tempo para primeiro-ministro, presidente da Assembleia da República, presidente da Câmara de Viseu e diretor da escola descerrarem uma placa comemorativa dos 175 anos.

Depois de um momento musical pelos alunos do Conservatório de Música e de um vídeo sobre a história deste estabelecimento, o diretor da Escola abriu os discursos, falando de um dia especial e de uma escola de afetos. Já o presidente da Câmara de Viseu elogiou a iniciativa do governo de fazer uma abertura descentralizada. “Fizeram a escolha certa”, disse Fernando Ruas.

O que faz a diferença

João faz parte do grupo de 16 alunos surdos que estudou na Alves Martins. Ingressou na escola em 2016 e já está a terminar o mestrado em engenharia mecânica. Foi um dos testemunhos nesta abertura do ano letivo. “Estou muito feliz por não ter tido a necessidade de mudar de vida. Tive muito apoio nesta escola que é uma referência para alunos surdos”, descreveu em linguagem gestual, disciplina que faz parte do currículo pedagógico da Alves Martins. Carolina, que nasceu em Lisboa, decidiu também estudar em Viseu. “Disseram-me que seria a melhor escolha”, sustentou.

Ainda antes dos discursos oficiais pelos membros do governo, ficou a homenagem à Dona Delfina, a telefonista que há 41 anos acompanha os alunos e que chegou à escola tinha 23 anos.

Momentos que tornam o “dia especial” na AlvesMartins, um dos poucos liceus do país criados há 175 anos.

A manhã “letiva” terminou com almoço no refeitório da escola.

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Outras notícias

pub
 BUPI identifica mais de 91 mil propriedades em cinco concelhos do distrito de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar