A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
De 23 a 27 de junho, a Paviléctrica, em Viseu, viveu a…
A Associação Hípica e Psicomotora de Viseu (AHPV) prepara-se para inaugurar, brevemente, o seu novo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI). A nova estrutura, que resulta da requalificação, ampliação e reestruturação do edifício da antiga Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Vil de Souto, em Viseu, destina-se a jovens e adultos com deficiência, maiores de 18 anos.
O CACI da AHPV surge com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos seus utentes, promovendo a inclusão ativa na comunidade e respondendo de forma personalizada às necessidades de cada pessoa. Entre os serviços a disponibilizar estão alimentação, cuidados pessoais, apoio terapêutico, promoção do bem-estar físico, emocional, psíquico e social, transporte assegurado pela instituição e apoio aos cuidadores informais.
A instituição aposta na diversidade de atividades – ocupacionais, terapêuticas, de interação com o meio e de qualificação para a inclusão social e profissional -, numa lógica de respeito pela individualidade e pelos interesses de cada utente.
“Queremos transformar vidas e somar alternativas, capacitar, incluir e potenciar a individualidade de cada pessoa”, destaca a direção da AHPV, que reforça, com esta nova valência, o compromisso da instituição para com uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.
A inauguração oficial está prevista para as próximas semanas, assinalando mais um passo no trabalho social e comunitário desenvolvido pela Associação Hípica e Psicomotora de Viseu em prol das pessoas com deficiência e das suas famílias.