No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A tomada de posse do novo executivo de Viseu tem já data marcada para 31 de outubro às 17h00, seguindo-se a tomada de posse da Assembleia Municipal.
O PS, que venceu as eleições, elegeu quatro membros para o executivo, o mesmo número que o PSD, o que antecipa um mandato que terá de ser marcado pela necessidade de diálogo.
Nas eleições autárquicas de domingo, o PS venceu a Câmara de Viseu com mais 799 votos do que o PSD. Os socialistas conquistaram 42,28% do eleitorado (24.095 votos) obtendo assim quatro mandatos.
Na oposição ficou o PSD, também com quatro mandatos, ao conseguir 40,88% (23.296 votos); e o Chega elegeu um lugar com 8,53% (4.859 votos) dos 56.989 votantes, num universo de 92.583 inscritos.
Com o novo presidente João Azevedo seguem Miguel Pipa e Marta Rodrigues, que já integravam o anterior executivo como vereadores da oposição, e Adelino Azevedo Pinto, que se estreia no cargo após ter sido o número dois da lista socialista nas eleições de 12 de outubro.
Do lado do Partido Social Democrata (PSD), também com quatro vereadores eleitos, permanece a incerteza sobre se Fernando Ruas, até agora presidente da Câmara, irá tomar posse como vereador da oposição. Fernando Ruas, que desde a noite eleitoral manteve-se afastado, compareceu esta tarde na abertura oficial das comemorações do Dia do Exército em Viseu.
Entretanto, João Paulo Gouveia e Leonor Barata, números dois e três da lista social-democrata, já confirmaram ao Jornal do Centro que assumirão os respetivos mandatos. O quarto elemento da lista, José Alberto Ferreira, poderá ceder o lugar, o que abriria espaço para a entrada de Pedro Ribeiro — que fez parte do anterior executivo — e de Susana Abreu, conforme o desenrolar das decisões internas do partido.
Além do PS e do PSD, o novo executivo municipal contará ainda com um vereador do Chega, Bernardo Pessanha, que se estreia nesta executivo.
Na Assembleia Municipal de Viseu, o PS e o PSD elegem 12 membros cada, enquanto o Chega aumenta a sua representação de um para três deputados municipais. A presidência da Mesa da Assembleia Municipal é, até agora, ocupada por Mota Faria (PSD) que fará no dia 31 a instalação da nova Assembleia, aguardando-se a definição das negociações e alianças que o novo cenário político exigirá.
O PS terá de articular entendimentos com os restantes partidos e com os presidentes de junta, que por inerência têm assento no órgão: 18 do PSD, cinco do PS e dois independentes.
Esta quinta-feira a reunião do executivo ainda será liderada pelo PSD, sendo que a primeira reunião de cada novo executivo deve realizar-se nos cinco dias imediatamente subsequentes à sua constituição. Essa reunião, convocada pelo novo presidente de câmara, serve para a instalação do executivo e para a definição das primeiras deliberações, nomeadamente a fixação de vereadores em regime de meio tempo ou tempo inteiro.