Weathered stone chapel with arched doorway and red-tiled roof, in a sunny courtyard.
Panel discussion at a charity/event inside a fire station, with a red fire truck behind and banners on the table centerpiece.
Viseu 2001 1
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Diário » Novo modelo de acesso ao Ensino Superior prejudica o Interior, diz coordenadora dos Politécnicos

Novo modelo de acesso ao Ensino Superior prejudica o Interior, diz coordenadora dos Politécnicos

Poster publicitário em português com a frase central 'Vai tudo para o mesmo lixo' e o slogan 'Começa por reciclar as desculpas'. campanha ambiental sobre reciclagem e responsabilidade.
pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
03.03.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho
03.03.23
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Novo modelo de acesso ao Ensino Superior prejudica o Interior, diz coordenadora dos Politécnicos

A presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) disse hoje que este órgão discorda da proposta do Governo no modelo de acesso ao ensino superior que exige duas provas porque vai prejudicar o Interior do país ao afastar ainda mais os alunos de alguns cursos.

A responsável esteve em Viseu, onde o conselho coordenador esteve reunido, desde quinta-feira, a debater, principalmente, dois assuntos que fazem parte da proposta do Governo.
A proposta passa por alterar, de uma para duas, o número de provas que os alunos, que queiram ingressar no ensino superior, terão de fazer – “atualmente, cerca de 73% dos cursos exigem uma prova de ingresso”, notou.

A título de exemplo, apontou a área das engenharias, onde, “a maior parte dos cursos, pode ingressar só com a matemática” e, agora, a proposta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior é que sejam, “pelo menos, duas obrigatórias”.
“Nós fizemos uma análise ao impacto que isto poderá ter e verificámos que, com dados de 2019, o último ano antes da pandemia, haveria uma quebra de, pelo menos, 10% no número de candidatos”, contabilizou.

Após uma “análise ao nível da instituição”, acrescentou Maria José Fernandes, o CCISP concluiu que, “naturalmente, nas instituições do interior [do país] esse impacto é maior”, o que “preocupa” os seus responsáveis.
Maria José Fernandes evidenciou ainda a decisão, de há uma semana, de os institutos politécnicos poderem ministrar doutoramentos, o que, no seu entender, “vai conseguir atrair” pessoas e “vai conseguir estar mais ligado às empresas”.
“Porque a população mais qualificada, no nível mais alto que é o dos doutoramentos, poderá ser ministrada aqui e não ter que ir para as instituições, neste caso as universidades, que, neste momento, são as únicas que podem ministrar doutoramentos”, apontou, referindo que e estas se concentram no litoral do país.

Na receção que o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, fez ao CCISP, ao final da manhã de hoje, além de o “parabenizar por esta velha conquista” de os politécnicos ministrarem doutoramentos, destacou o “contributo” que dão para “a coesão territorial, social e económica” do país.

Um contributo que o presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, disse “só acontecer quando se trabalha em parceria com as instituições e autarquias” e, por isso, pediu a Fernando Ruas para “continuar a reivindicar fortemente, como tem feito, pela igualdade dos territórios”.

pub
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Câmara de Mangualde prepara centro tecnológico no concelho

Notícias relacionadas

Procurar