No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O novo presidente da Câmara de Tabuaço, José João Patrício (PS), prometeu que o seu mandato será marcado por transparência, exigência, ética e diálogo com todos, e que será uma voz reivindicativa junto do Governo.
“Assumo o compromisso de estar próximo de vós, ouvir as vossas inquietações, as sugestões e as reclamações. Prometo um modelo de gestão com transparência, com ética, rigor e exigência. Prometo ser uma voz ativa na defesa dos interesses e das preocupações de todos os munícipes, falar verdade e manter a humildade que me caracteriza”, afirmou José João Patrício.
No discurso de tomada de posse dos novos órgãos autárquicos para o mandato 2025-2029, realizado já no decorrer da primeira assembleia municipal para eleição da nova mesa, presidida agora por Elsa Costa (PS), o novo autarca afirmou que, agora, independentemente do partido das pessoas, o que “une é a bandeira de Tabuaço”.
“Seremos uma voz ativa e reivindicativa junto das estâncias governamentais, no sentido de defender e salvaguardar os nossos interesses, tendo em conta as delegações de competências”, disse.
Destacou que quer “atrair investimento, privado ou público” e para isso o novo executivo vai exercer “diplomacia económica no sentido de atrair investimento, novas oportunidades de negócio, de modo que a economia de Tabuaço garanta vitalidade, crie empregos e atraia mais pessoas” para viverem no concelho.
Das promessas feitas, realçou ainda a luta pela captação de fundos comunitários para, entre outros, “requalificar a rede viária, que está muito degradada, escolas, saúde, abastecimento de água e saneamento e eficiência energética”.
“Temos de apoiar os nossos agricultores, empresários, as pessoas que continuam a acreditar em Tabuaço. Continuar a apostar no turismo, na valorização do nosso património e território, tendo em vista o desenvolvimento e, por conseguinte, a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
José João Patrício, que já foi autarca da freguesia de Sendim, realçou também o trabalho dos presidentes de junta, que “são a primeira linha de contacto com os cidadãos”, e assumiu que a Câmara “trabalhará lado a lado” com todos.
“Nesta visão que exige a partilha de responsabilidades e uma cooperação sem reservas, cujo único interesse será o interesse superior das nossas populações”.
Aos trabalhadores da autarquia, pediu “empenho, dedicação e disponibilidade” para implementar “o plano de desenvolvimento” que tem para o concelho de Tabuaço, e que se reflete em “um enorme desafio e de trabalho intenso” nos quatro anos de mandato.
Presente na cerimónia esteve também o presidente de Tabuaço cessante, Carlos Carvalho, que liderou a autarquia durante três mandatos consecutivos, eleito em coligação pelo PSD/CDS-PP e que hoje tomou posse como deputado municipal.
Tabuaço foi uma das Câmaras do distrito de Viseu que mudou de cor partidária nestas eleições autárquicas. Além da capital do distrito, também Penedono, Resende, Santa Comba Dão e São João da Pesqueira mudam de maioria partidária (neste último município mantém-se, no entanto, o mesmo presidente).
A Câmara Municipal de Tabuaço é liderada a partir de hoje por José João Patrício e conta ainda com os vereadores Bruno Fernandes e Maria Antónia Gomes, eleitos pelo PS, com 1.717 votos (50,71%).
A oposição, que também hoje tomou posse, é composta por Leandro Macedo, que encabeçou a lista pelo PSD, e a vereadora Anabela Oliveira, que conquistaram, em 12 de outubro, 1.420 votos (41,94%) entre os 3.386 votantes dos 4.577 inscritos.